Semana Jurídica da Uern destaca o protagonismo estudantil

Professores, estudantes, pesquisadores e profissionais da área do Direito participaram nesta terça-feira, 9, da solenidade de abertura da quinta edição da Semana Jurídica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Seju/Uern). O evento foi realizado no hotel Villa Oeste, em Mossoró.

Em mensagem, que marcou a abertura ofical do evento, a reitora Cicília Maia parabenizou a toda a Faculdade de Direito (FAD), sobretudo os discentes, pela realização da Seju. “Este é um evento protagonizado por estudantes, que traz para o debate temas relevantes da área do Direito. É um exemplo da integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão”, declara.

O chefe de gabinete da reitoria, o Prof. Dr. Lauro Gurgel, que representou a reitora na solenidade presencial, ratificou a importância de um evento protagonizado por estudantes. “É uma grande oportunidade dos estudantes terem contato com a logística da realização de um grande evento e poderem compartilhar o conhecimento com profissionais renomados da área”, afirma.

Para o estudante Pedro Lucas, coordenador da Semana, é uma satisfação muito grande estar à frente desse evento, que é tradição na Faculdade de Direito. “É um momento importante, em que podemos aliar teoria e prática”, declara.

A palestra de abertura abordou o tema “a transição digital, a inteligência artificial e o direito”, ministrada pelos professores Marco Bruno (UFRN), Daniel Pessoa (Ufersa) e Marcos Araújo (Uern).

O evento contará com a participação de cerca de 300 estudantes, entre as palestras e minicursos. “É muito importante para nós, estudantes, debatermos temas relevantes na área, ver na prática como funcionam as leis e as normas”, declara.

A diretora da Faculdade de Direito (FAD), Inessa Linhares, ressalta que a Semana Jurídica é um evento que exalta o protagonismo estudantil na Universidade. “É um evento importante para os discentes que busca por trazer para a Universidade debates relevantes, com temas de alta notoriedade do mundo jurídico”, disse.

A Seju/Uern tem como tema “Horizontes Jurídicos: Tendências, Desafios e Inovações”, e é promovido por estudantes da Faculdade de Direito (FAD), através do Centro Acadêmico Rui Barbosa (CARB), como também por alunos de outros cursos. O evento tem como objetivo a disseminação do conhecimento e o incentivo à produção científica-jurídica.

A programação da Semana Jurídica será dividida em minicursos e oficinas pela manhã, nas dependências da Uern, Encontro Científico destinado à submissão e apresentação de artigos, de forma remota, e palestras magnas, à noite, no Hotel Villa Oeste.