FESTUERN realiza oficinas artísticas com participantes da edição 2018

Alunos e coordenadores artísticos do XIII Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) participam, a partir desta segunda-feira (25), de oficinas artísticas de dança, música e teatro em preparação para a fase festival que acontece em setembro.

Nesta segunda-feira, participaram das oficinas as nove escolas que compõem o Polo 1, formado por escolas dos municípios de Mossoró, Patu e Apodi.

O coordenador-geral do FESTUERN, Hallysson Dantas, explica o objetivo das oficinas. “O objetivo principal desse momento é formar, capacitar e dar possibilidades para que alunos e professores utilizem a experiência adquirida aqui nas oficinas em seus espetáculos”.

Renykson Emanuel, estudante da Escola Municipal Celina Guimarães Viana, em Mossoró, participa pela primeira vez do FESTUERN. Ele conta que o desejo para participar do Festival se deu após participar como plateia, e que o aprendizado nas oficinas vai além do que será utilizado no espetáculo. “A gente não aprende só sobre teatro. Estamos aprendendo aqui a trabalhar a dicção, a respiração, a tranquilidade, que vamos utilizar no espetáculo, mas também em toda a vida”.

O coordenador artístico da Escola Celina Guimarães, Alexandre Neves, também aprovou a realização das oficinas, principalmente pela oportunidade de compartilhar experiências com outros grupos. “Compartilhar as experiência traz novidades para os grupos e enriquece os espetáculos. Alguns alunos têm personagens específicos e, nas oficinas, recebem orientação de canto, de dança e de corpo”.

Para Lucas Araújo, monitor de música do FESTUERN, o envolvimento demonstrado pelos alunos é de grande importância para o aproveitamento nas oficinas. “Vendo essa felicidade que eles passam para a gente, me sinto muito feliz em realizar esse trabalho. Os jovens estão aproveitando muito. Eles estão recebendo isso de uma forma muito positiva e são eles, por iniciativa própria, que estão buscando esse conhecimento para melhorar a produção nas escolas”.

Nesta terça-feira (26) é a vez do Polo 2, formado por Alto do Rodrigues, Guamaré, Macau, Pendências e Lajes, receber as oficinas.