Samba Mossoró apresenta Universidade para estudantes e promove momento de acolhimento

Em um momento de acolhimento e integração, foi realizado na manhã desta quarta-feira, Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern Mossoró). O evento visa recepcionar os novatos, possibilitar uma confraternização entre os veteranos e apresentar o funcionamento da Instituição.

A programação contou com apresentações culturais, exposição de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelas Faculdades e Unidades Acadêmicas, além de feira de produtos artesanais. Também foi apresentado a estrutura da Universidade, os programas de assistência estudantil e os serviços disponíveis aos estudantes ao longo da graduação.

De acordo com a Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Angélica Nogueira, é um momento de muita alegria acolher os novos estudantes e apresentar todas as potencialidades da Uern. Aqui temos uma política de Assistências Estudantil e programas que auxiliam a permanência no curso, além de diversas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, declara.

A coordenadora do Fórum de Diretoras e Diretores da Uern, a Profª. Drª. Meyre Ester Barbosa, deu boas-vindas aos estudantes e destacou que a Uern oferece muitas oportunidades para a formação profissional e humana. A coordenadora Fórum de Chefes de Departamentos e Coordenadores de Curso de Graduação Sirleyde Dias aconselhou os estudantes para que aproveitem ao máximo a Universidade e todas as suas possibilidades.

Para o estudante Arthur Rebouças, calouro do curso de Educação Física, esse é um momento muito bom para poder conhecer a Universidade. O estudante Miguel Carvalho, também do 1º período de Educação Física, destaca que é importante ter esse momento acolhedor. “Tenho gostado bastante da Universidade e espero aproveitar tudo que a Instituição tem a oferecer”, declara.

A estudante Maria Eduarda, caloura do curso de Pedagogia, frisa que as expectativas para essa nova fase da vida são as melhores. “É uma experiência nova. Estou gostando muito de conhecer melhor a Universidade, estou me surpreendendo positivamente”, afirma.

Logo mais à noite, na Uern Mossoró será realizada mais uma edição do Samba. Os dois momentos promove uma acolhida para cerca de 600 estudantes ingressantes no semestre letivo 2024.1 no campus de Mossoró. Também nesta quarta-feira, 3, o Samba será realizado na Uern Natal.

Na próxima semana, serão realizadas outras edições do Samba 2024.1 nos campi de Caicó, no dia 9; e de Assú, Patu e Pau dos Ferros no dia 10 de abril. Ao todo, serão recepcionados cerca de 1.500 alunos ingressantes do primeiro semestre letivo de 2024 nos seis campi da Universidade.