...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Laboratório da Uern recebe documentos históricos do Vale do Açu para preservação

O Laboratório de Documentação e Pesquisa do Vale do Açu (LaDHA) do Departamento de História (DH) do Campu Assú da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) receberá jornais antigos e documentos históricos da Prefeitura local e do Fórum João Celso Filho, do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), para executar um trabalho de preservação.

A categorização, higienização e digitalização estão inclusos na empreitada, que pode revolucionar os registros históricos da região em casos como os da escravidão.

Nesta sexta-feira, 15, os pesquisadores se reuniram com o prefeito Gustavo Soares, de Assú, para realização do trabalho junto à preservação dos jornais. Também já houve reuniões com Centro de Gestão e Memória do Judiciário, para obtenção de documentos de inventários, testamentos e livros de notas do início do século XX até os anos 1930.

“Os livros de notas registram compra e venda de terras, de escravos etc (que ainda existiam nessa época). Isso vai dar um impulso muito grande à história da escravidão no Vale do Açu. A gente está muito animado com o trabalho”, disse o professor Marcelo Vieira Magalhães, coordenador do LaDHA.

Finalizado, o projeto transformará o laboratório num grande repositório de documentos históricos do interior potiguar.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support