Estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizaram uma atividade no último sábado, 24, no Partage Shopping Mossoró, visando orientar a população sobre a Doença de Chagas e fazer testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Foram 120 pessoas participantes e 456 testes realizados.
A ação “Vida no ritmo certo: compreendendo Chagas e riscos cardiovasculares” ofereceu serviços de testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, aferição de pressão arterial e orientações sobre Doença de Chagas e riscos cardiovasculares.
Considerada negligenciada, o objetivo foi transmitir aos populares os riscos que a Doença de Chagas pode trazer.
“Além disso, a ideia era de mostrar à população de Mossoró que a doença ainda é uma realidade em nossa região e que precisamos combatê-la, tendo em vista que, mesmo em perímetro urbano, precisamos manter a vigilância em saúde. Também foi uma ótima oportunidade de divulgar os serviços disponibilizados no Ambulatório de Doença de Chagas da Facs, que existe desde o ano de 2011 e possui mais de 500 pacientes cadastrados, provenientes não só da mesorregião Oeste Potiguar, mas de outras regiões do estado do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba”, comentou José Antônio, aluno do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade.
Participaram da ação alunos(as) de Medicina do Ambulatório de Doença de Chagas da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) e da Liga Norteriograndense de Cardiologia (sob coordenação do prof. Dr. Cléber Mesquita e orientação da prof. Dr. Ellany Gurgel), alunos(as) da Faculdade de Enfermagem (sob coordenação da prof. Dra. Magda Fabiana) e apoio da II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap).
Atendimento
O Ambulatório de Doença de Chagas funciona às quartas-feiras pela manhã, na Faculdade de Ciências da Saúde, localizada na Rua Atirador Miguel Antonio da Silva – Aeroporto, Mossoró – RN, 59607-360.
O telefone para agendamento de consultas é o (84) 99620-4215. Saiba mais sobre o projeto através da página @adoc_uern no Instagram.