...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Seminário visa capacitar estudantes e profissionais para atuar no esporte paralímpico

Com o objetivo de formar profissionais de Educação Física e áreas afins, para atuar no esporte paralímpico, desde a iniciação até o alto rendimento, está sendo realizado o Seminário Modalidades Paralímpicas. A abertura do evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 16, no auditório da Faculdade de Educação Física (Faef), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Mossoró.

A solenidade contou com a presença da reitora Cicília Maia; a diretora da Faef, Danielle Bessa; o coordenador Estadual do Paradesporto e do projeto do Centro de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro do RN, Tibério Maribondo; a coordenadora Institucional do Centro Paralímico da Uern, Irany Knackfuss; a supervisora Institucional do Centro Paralímico da Uern, Isis Kelly; o técnico da Seleção Brasileira de futebol de cegos, Fábio Luiz Vasconcelos; e a titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (Dain) da Uern; Ana Lúcia Aguar. Também contou com pró-reitores, representantes de órgão dos Executivos estadual e municipal, representantes de entidades sociais e da comunidade acadêmica.

“Para além da formação profissional, temos o compromisso com a formação humana”, frisa a reitora Cicília Maia. Ela destaca que o Seminário Modalidades Paralímpicas representa uma importante ação de formação e a possibilidade para que as pessoas possam desenvolver suas habilidades no esporte paralímpico.

Irany Knackfuss destaca que o Seminário é um projeto muito importante, especialmente para os discentes. “O evento terá pessoas com expertise em suas respectivas áreas para incentivar o esporte paralímpico”, declara. Tibério Maribondo complementa que esta é uma oportunidade de aprender, trocar experiências, debater alternativas para as dificuldades enfrentadas no dia a dia.

Durante a solenidade de abertura, Tibério Maribondo abordou temáticas sobre “O movimento Paralímpico no Brasil”. Após a palestra, teve início o primeiro curso do Seminário, que é o Futebol de Cegos, ministrado por Fábio Vasconcelos e Alexandre Sérgio Silva, do Centro de Referência Paralímpico da Paraíba. A capacitação será realizada o dia todo, nos turnos da manhã e tarde.

O Seminário Modalidades Paralímpicas é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua área de Educação Paralímpica, com cursos realizados nos dias 16, 17 e 24 de fevereiro e 8 e 9 de março. Além do curso de Futebol de Cegos, o evento ofertará capacitação nas modalidades Natação Paralímpica, Parabadminton, Parahalterofilismo e Classificação Paraesportiva.

Ao todo, serão capacitados 150 estudantes e profissionais das áreas de educação física, fisioterapia e terapia ocupacional. A proposta doo evento é capacitar profissionais a fim de desenvolver talentos para as modalidades paralímpicas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support