Em primeira reunião do ano, Consuni aprova calendário de reuniões para 2024

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consuni/Uern) realizou na manhã desta terça-feira, 6, a primeira reunião extraordinária do ano. Na oportunidade, os conselheiros aprovaram o calendário de reuniões ordinárias para todo o ano de 2024.

Na ocasião, a reitora Cicília Maia destacou, em sua mensagem de boas-vindas neste primeiro encontro do Conselho em 2024, os avanços conquistados nem 2023 e os principais desafios para este ano.

“O ano de 2023 foi bastante desafiador, mas foi marcado por significativas conquistas, como o recredenciamento da nossa Universidade, o IGC (Índice Geral de Cursos) 4, que coloca a Uern entre as melhores do país”, relembra a reitora. Ela ressalta que o ano de 2024 também inicia com perspectiva de avanços, com a conclusão da implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PPCR) dos docentes.

Além disso, 2004 será um ano desafiador, com várias pautas que visam o fortalecimento da Uern. Com dois destaques: a repactuação da autonomia financeira e atualização dos PCCRs dos docentes e técnicos-administrativos. “Essas duas medidas são fundamentais para o desenvolvimento da Uern”, avalia Cicília Maia.

Ela informa que a Universidade conduzirá o processo para a repactuação da autonomia financeira e atualização dos PCCRs com uma metodologia objetiva, organizada em três etapas.

A primeira será feita através do Conselho Diretor, executado pela Comissão da Autonomia, que visa realizar estudos aprofundados sobre a matéria e apresentar propostas. Essa etapa segue até agosto de 2024. A segunda etapa envolve uma comissão mista entre a Uern e equipe do Governo do Estado. “O trabalho dessa comissão, com todas as propostas para o pré-projeto de Lei, será entregue ao Governo durante a Assembleia Universitária da Uern, em setembro de 2024.

Por fim, será a etapa para garantir a tramitação da repactuação da autonomia financeira e atualização dos PCCRs na Assembleia Legislativa. A ideia é que a matéria seja apreciada no segundo semestre de 2025 para aprovação no mesmo ano, com vigência para o ano seguinte.

Vale ressaltar que todos essas etapas contará com a representação efetiva de todos os setores envolvidos e interessados nas matérias. “O objetivo é garantir uma discussão robusta com todos os segmentos, envolvendo toda a comunidade acadêmica, a fim de termos uma tomada de decisão fundamentada. Esse é o momento de demonstrarmos toda a nossa maturidade institucional para planejarmos o que queremos para o futuro, de forma consciente, no intuito de fortalecer a nossa instituição para que possamos seguir cada vez mais com a nossa missão de transformar vidas”, frisa a reitora.