Jovem do Futuro: Uern participa da entrega de diplomas de conclusão

Formalizando um passo significativo em sua trajetória profissional, mil jovens residentes em Mossoró receberam, na noite desta quinta-feira (2), o diploma de conclusão de cursos profissionalizantes realizados através do programa “Jovem do Futuro”, promovido pela Prefeitura de Mossoró, em parceria com a Uern, entre outras instituições do Rio Grande do Norte. A cerimônia foi realizada no Requinte Buffet, no bairro Abolição.

Ao longo de quatro meses, os estudantes contemplados pelo programa participaram de aulas, palestras, capacitações e cursos destinados a prepará-los para o mercado de trabalho, incentivar o empreendedorismo e fomentar seu desenvolvimento pessoal, social e profissional.

Os alunos, residentes das zonas rural e urbana, também foram contemplados com bolsa de R$ 300 para participar do projeto. Os participantes são estudantes da rede pública de ensino, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e cuja família é inscrita no Cadastro Único.

Durante as capacitações, 40 discentes da Uern, de diversas áreas, atuaram como monitores no programa, ministrando aulas para os jovens participantes.

Aluno do Curso de Ciências Econômicas, Arthur Neo foi um dos monitores da Uern que participaram do programa

Entre os monitores, estiveram discentes dos cursos de Ciência da Computação, Jornalismo, Ciências Contábeis, Matemática, Química, Serviço Social, Biologia, Ciências Econômicas, Pedagogia, Letras-Inglês, Letras-Português, Enfermagem, Publicidade e Propaganda, Gestão Ambiental, Administração, Direito, Filosofia e Educação Física.

“Acredito que foi uma participação exitosa, de muita troca de conhecimento entre os alunos e os monitores”, frisa Arthur Henrique Neo, discente do oitavo período do período do Curso de Ciências Econômicas da Uern e um dos monitores do programa.

“Foi muito importante também, para mim, para conhecer a realidade dos alunos em vulnerabilidade social, identificar os gargalos na formação escolar no ensino médio e apresentar aos alunos possibilidades de ingresso no mercado de trabalho. É uma forma de contribuir para oportunizar a esses jovens um futuro melhor, acreditando que eles serão agentes de mudança em suas comunidades”, complementa Arthur.

Universidade de portas abertas

Durante a cerimônia de entrega dos diplomas, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, enfatizou a alegria de ver a formalização da conclusão dos cursos, destacando a importância da parceria entre a Universidade, a Prefeitura e as demais entidades que atuaram no projeto.

“É uma grande honra e oportunidade também para a Uern fazer parte desse programa. Acredito que o projeto plantou uma semente em cada um de vocês, que eu chamo de esperança. Que isso motive em vocês novas oportunidades, inclusive de ingresso no ensino superior. Saibam que a Uern está de portas abertas para vocês”, destacou a reitora.

Também presente à solenidade, o secretário de Assistência Social e Cidadania de Mossoró, Erison Natécio, agradeceu às instituições que atuaram no programa, entre elas a Uern, sobretudo através da Pró-Reitoria de Extensão, e reforçou a importância do projeto para os estudantes contemplados e para o município.

A reitora Cicília Maia enfatizou a importância da parceria e incentivou os estudantes a investirem nos próprios sonhos

“Aqui, entre os alunos do programa, está o futuro da nossa cidade”, frisou o secretário, que é também técnico-administrativo da Uern.

Por sua vez, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, também enfatizou a importância do programa para o desenvolvimento social, sobretudo para os discentes contemplados. “Este é um programa pensado para a nossa juventude, que vai muito além dos cursos e capacitações”, comentou.

Além da Uern, atuam como parceiros do Jovem do Futuro o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Neste semestre, o programa realizará mais uma edição, da qual a Uern continuará como parceira.