Em alusão à campanha Janeiro Branco, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), vem desenvolvendo ações com o intuito de contribuir com a promoção da saúde mental para a toda a comunidade acadêmica. Uma das iniciativas consiste nos atendimentos psicossociais, objetivando fazer uma escuta qualificada e um apoio emocional para servidores.
Os atendimentos psicossociais dentro da campanha terão início a partir desta quarta-feira, dia 17, das 13h às 16h. O servidor interessado pode agendar horário para atendimento através do telefone 3315-2127 ou pelo e-mail acolhimentopsicologico@uern.br.
Durante o mês de janeiro, a Uern intensifica as ações voltadas para incentivar à comunidade acadêmica a quebrar paradigmas e buscar atendimento sempre que achar necessário, sem preocupação com julgamentos ou comentários do próximo. As ações envolve docentes, técnicos-administrativos e discentes.
O Janeiro Branco é uma iniciativa nacional e neste ano tem como tema “Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?”. A proposta é conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e emocional, reduzindo o estigma em torno de temas como ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.
A campanha é desenvolvida no mês de janeiro justamente para poder aproveitar esse momento de reflexão e de planejamento de início de ano, atrelado à simbologia de recomeço, para discutir a importância do cuidado com as emoções e a saúde mental.