Grupos de Dança e Teatro da Uern estreiam espetáculos nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 14, estreia os novos espetáculos do Grupo de Dança Universitário (Grudum) e o Grupo de Teatro Universitário Mossoroense (Grutum) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). As apresentações ocorrerão no espaço ao lado da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), no Campus Mossoró.

As apresentações “Brincantes” e “No fundo do poço” serão realizadas a partir das 19h, integrando a programação da Caravana Natalina da Uern, iniciada na última segunda-feira. O acesso é aberto ao público interessado.

Em “Brincantes”, o Grudum trabalha a performance corporal tendo como base a cultura popular e algumas de suas danças, em uma relação com a atividade dos artistas populares.

“Quando artistas populares vão apresentar-se dizem que vão brincar. A brincadeira da gente não se limita à infância. Brincantes é uma releitura contemporânea das tradições que se perpetuam no imaginário popular brasileiro”, explica a sinopse do espetáculo, que tem direção de Renata Soraya e conta com Ana Valéria Cibulski, Bruna Medeiros, Camilla Medeiros, Hozana na Terra, Karine Cortez e Vanessa Emilly no elenco.

Já “No fundo do poço”, novo espetáculo do Grutum, foi construído a partir do texto “Com os bolsos cheios de Pão”, do romeno Matéi Visniec, mas com o objetivo de falar sobre temas que afetam a vida do mossoroense e do potiguar, sem perder o caráter universal.

O espetáculo é um convite ao teatro, tendo como elemento mais importante o contato do ator e do público. Trata-se de um mergulho profundo nas relações construídas neste tempo pós-pandemia e de forte influência das redes sociais. A direção é de Dionízio do Apodi. O elenco conta com Cumpadi Caboco, Pedro Carlos, Ramires Shweysi e Renata Soraya. Colaboração artística de Álex Martins.

Caravana Natalina

A Caravana Natalina da Uern se encerra neste final de semana, com duas apresentações, nos dias 15 e 16, do espetáculo “Auto de Natal: a reinvenção do mundo”. A montagem, que tem direção artística de Denilson David e coreografia de André Rosa, coordenadores dos grupos Baobá e Cinese, respectivamente, será apresentada no Complexo Cultural da Uern, na Zona Norte de Natal, a partir das 19h. A entrada é gratuita.