Oito professores da Uern concluem formação em Dinter com a UFPE

Em 30 de novembro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) concluiu a formação de mais oito doutores no formato de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Desenvolvimento Urbano em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

De acordo com o coordenador operacional do Dinter, professor Josué Alencar Bezerra, o projeto esteve apoiado no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNGP), que tem como prioridade diminuir as assimetrias regionais de formação e pesquisa. No Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PDI-UERN), com a promoção e interiorização de Programas de Pós-graduação stricto sensu e, desse modo, a Uern tem buscado avançar nas políticas de formação do seu quadro docente e técnico.

O Curso Dinter em Desenvolvimento Urbano, aprovado pelo Edital DAV 11/2015 da Capes, contou com recursos de custeio e bolsas de doutorado para todos os docentes. O curso deu início no final de 2017, ainda sob a coordenação do professor Gilton Sampaio de Souza e como instituição promotora o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

Além da Uern como instituição receptora, o curso recebeu a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), que também teve um docente formado no curso.

Na primeira fase do Dinter, todas as aulas ocorreram presencialmente no Campus de Pau dos Ferros, com a vinda de professores da UFPE.

Mesmo atravessando a pandemia do COVID-19, período com muitas dificuldades em se fazer pesquisa, os doutorandos tiveram uma participação ativa em eventos científicos, palestras, grupos de estudo e colóquios de orientação na instituição promotora, bem como em outras Instituições de Ensino Superior (IES) no País.

Neste último ano, foram realizadas reuniões mensais para socialização da produção das pesquisas e intensificação dos trabalhos com estratégias para consecução das teses.

“São novos profissionais que somam a todos os colegas que estão lotados em seus departamentos que aguardaram ansiosamente por essa conquista. Além do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE, agradecemos à Capes pelo auxílio financeiro, aos campi de Pau dos Ferros e do IFRN pela logística na realização das atividades e à Propeg/Uern, que esteve sempre nos apoiando nas demandas institucionais”, disse o professor Josué Alencar.

Ao final deste ano, muitas teses com temas propositivos foram defendidas:

• “Avaliação das peças orçamentárias dos serviços de saneamento básico dos municípios de médio porte do semiárido paraibano: o caso de Sousa e Cajazeiras”, de Francisco Jean Carlos de Souza Sampaio.
  • “Democracia deliberativa e cultura política: análise de conselhos de políticas urbanas de Natal-RN (2016/2019)”, de Luciano Vieira Dutra.
  • “Expansão urbana, mercado imobiliário e renda da terra: a cidade de Pau dos Ferros – RN”, de Sandra de Souza Paiva Holanda.
  • “A cidade e a universidade: repercussões no desenvolvimento urbano de Pau dos Ferros (RN) no Semiárido Brasileiro”, de Sidnéia Maia de Oliveira Rego.
  • “Processo saúde-doença da população urbana e desigualdades socioespaciais: o caso de Pau dos Ferros – RN”, de Palmyra Sayonara de Góis.
  • “Desafios da aplicação dos recursos dos royalties da extração do petróleo no Brasil para o desenvolvimento sustentável na esfera municipal”, de Rafael Demetrius Rodrigues de Sousa.
  • “Pobreza e políticas públicas na cidade de Pau dos Ferros/RN: uma análise a partir do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM)”, de Vanuza Maria Pontes Sena.
  • “O Sistema de Abastecimento D’água em Cidade de Médio Porte no Semiárido Nordestino: Mossoró-RN”, de Vera Lúcia Lopes de Oliveira