...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mestrado em Física convida comunidade acadêmica para defesa de dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) convida a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação de Mikael Jakson Silva Gomes, por videoconferência, nesta terça-feira, 12, às 15h.

“Vínculos sobre Parâmetros Cosmográficos Utilizando Dados de Redshift Space Distortion” é o título do trabalho, cuja banca avaliativa será composta pelo professor Edesio Miguel Barboza Junior – UERN (presidente e orientador), pela professora Maria Aldinêz Dantas – UERN e pelos professores Cornelio Rodrigues Filho – UFRPE e Hidalyn Theodory Clemente Mattos De Souza – Ufersa.

Os(as) interessados(as) em assistir devem solicitar o link pelo e-mail ppg.fisica@uern.br.

Resumo

A constante de Hubble, H₀, o parâmetro de desaceleração, q₀, e o parâmetro jerk, j₀, estão entre os parâmetros mais procurados na cosmologia. Esses parâmetros fornecem informações sobre a taxa de expansão, aceleração e taxa de aceleração do universo, respectivamente. Nos anos finais do século XX, as medições da distância da supernova Ia revelaram que q₀ < 0, indicando que o universo está atualmente em aceleração. O modelo que melhor explica esta aceleração cósmica é o chamado modelo ΛCDM. No entanto, existe uma discrepância significativa entre a estimativa global de H₀ (que se baseia no modelo ΛCDM) e a estimativa local de H₀ (que é independente do modelo), totalizando aproximadamente 4σ. Esta discrepância coloca desafios ao modelo ΛCDM. Neste contexto, o parâmetro jerk torna-se um fator crítico para validação do modelo ΛCDM, onde j₀ = 1. Nesse trabalho realizamos uma expansão em série de fσ₈ e utilizamos a equação diferencial que fornece a evolução temporal de fσ₈ como uma fórmula de recorrência para expressar os coeficientes da série em termos dos parâmetros cinemáticos q₀ e j₀. Através deste processo, vários parâmetros emergem como parâmetros livres, incluindo f₀σ₈₀, q₀, j₀, Ωₘ₀ e σ₈₀. Em seguida, usamos os dados fσ₈ para restringir esses parâmetros livres. Os limites do Planck 2018 em Ωₘ₀ e σ₈₀ são empregados para quebrar a degeneração entre os parâmetros. Nossa análise revela que j₀ ≠ 1 no nível 1σ.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support