No Simposeduc, professora da Uerj palestra sobre processos formativos em contextos locais

A abertura do 8º Simpósio de Pós-Graduação em Educação (Simposeduc) ocorreu na noite segunda-feira, 27, com uma palestra da professora Alice Ribeiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), sobre “Educação e processos formativos em contextos locais”. Homenagens ao Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) falecido neste dia, marcaram o evento.

Para a professora Alice Ribeiro, voltar a Mossoró era uma satisfação. Ela participou do Doutorado interinstitucional (Dinter) entre a Uerj e a Uern em Educação e disse que a instituição potiguar tem em sua marca a defesa da área. “Temos muito orgulho de fazermos parte da história dessa Universidade”. Falou ainda que, em contato com professores potiguares, pôde notar a importância de Padre Sátiro.

Dispositivo de abertura do evento contou com representantes de diversos setores da FE (Foto: Nathan Figueiredo/Uern)

Numa noite dedicada à educação, o Simposeduc se destacou por tributos ao padre.

“Foi um homem que não se furtou à luta do acesso ao ensino superior”, disse o professor Allan Solano, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc). Ele agradeceu à presença de todos e ao empenho dos organizadores do simpósio.

O professor Júlio Ribeiro, coordenador do 8º Simposeduc, registrou a luta de Padre Sátiro pela educação. “Ele sempre se posicionou”, disse, referindo-se a questões que diziam respeito à Uern. Júlio agradeceu a disponibilidade da palestrante e a presença das pessoas que foram prestigiar o evento.

Padre Sátiro foi o primeiro diretor da Faculdade de Educação (FE) da Uern, destacou a professor Meyre-Ester Barbosa, atual diretora da FE. Ela disse ainda que o simpósio é resultado de um “um somatório de esforços”.

Representando a reitora Cicília Maia, a professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), também registrou suas homenagens a Padre Sátiro – “um grande professor e articulador em prol da educação” – e afirmou ser “uma honra representar a reitora nesse evento significativo que reúne mentes tão dedicadas”.

Compuseram ainda o dispositivo a professora Sirleyde Dias, chefe do Departamento de Educação; a professora Wendy Karla, coordenadora do curso de Administração da Faculdade Católica, representando o diretor da instituição, Padre Charles Lamartine, egresso do Poseduc; e o discente Heryson Raisthen, represetando seus pares.

A professora Márcia Betânia apresentou a palestrante, frisando as várias contribuições desta no Dinter Uerj-Uern.