...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professores da Uern defendem teses em Doutorado Interinstitucional de Enfermagem

Professores de cursos de Enfermagem da Uern conquistam o título de doutor, neste mês, através do Doutorado Interinstitucional (Dinter) Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. O Dinter é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), tendo como instituição promotora a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Uern como instituição receptora.

No dia 20 deste mês, o professor Márcio Barreto, da Uern Pau dos Ferros, apresentou a tese “Questionário avaliativo da automedicação de risco à luz do letramento em saúde: Estudo metodológico”.

Já na última sexta-feira (24), foi defendida a tese do professor Clécio Maia, da Uern Caicó, que tem como tema “Análise da utilização de instrumentos avaliativos do conhecimento de pacientes com hipertensão e diabetes por enfermeiros: Síntese de evidências”.

Além dos dois docentes, a professora Cíntia Mikaelle Nogueira, da Faculdade de Enfermagem (Faen) da Uern Mossoró, já defendeu sua tese, em agosto deste ano, com o tema “Benefícios das práticas integrativas e complementares em saúde para qualidade de vida das mulheres que vivenciam o climatério”.

A turma do Dinter conta com 17 alunos com graduação em Enfermagem e áreas afins, dos quais 5 são professores da Uern Mossoró, 2 do campus de Caicó, e 2 da Uern Pau dos Ferros, além de um técnico de laboratório de Pau dos Ferros e 7 enfermeiros de instituições de ensino e saúde de Mossoró e região.

A coordenadora do programa na Uern, professora Suzana Carneiro, da Faen, destaca a relevância do Dinter para a faculdade e para a comunidade em geral. “O Dinter potencializa o efeito positivo da atuação da Faen junto à comunidade da área de saúde, ao promover a construção de conhecimento científico e a criação de mais um espaço de consolidação de saberes e práticas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em atendimento às necessidades sociais. Além disso, também facilita a formação de núcleos de ensino e pesquisa na região”, frisa a docente.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support