Uern inicia programação alusiva ao Mês da Consciência Negra

Texto de Vitória Araújo, estagiária de Jornalismo

A Uern deu início, nesta segunda-feira (20), à programação alusiva ao Mês da Consciência Negra, que envolve todos os campi da Universidade e marca o aniversário da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad).

As atividades contaram, durante a manhã, com o “Mercado Negro – feirinha artesanal com artistas negros – e apresentações culturais de artistas locais, com Odara Júlia e o grupo Logun Edé e Afoxé Estrela da Manhã.

Raquel Medeiros, artesã e egressa da Uern, que participou da feira, relata a importância da feirinha “Mercado Negro” enquanto artista negra. Ela comenta que momentos como este ajudam a quebrar alguns preconceitos existentes.

“É muito importante momentos como esse, principalmente para nós, pequenos empreendedores pretos, porque nós sabemos de todas as dificuldades que enfrentamos no dia a dia para se estabelecer dentro do mercado também, por existir um preconceito muito grande, ainda firmado, em nosso país. Quando a gente tem espaços ofertados para nós, as pessoas passam a nos conhecer melhor, conhecer os nossos produtos, e a gente consegue quebrar alguns preconceitos existentes”, relata a artesã.

Durante a cerimônia que marcou a abertura da programação, no Centro de Convivência da Uern Mossoró, a reitora Cicília Maia salientou a importância de se trazer as discussões relacionadas ao evento para dentro da Universidade. “Nós somos, de fato, esse instrumento de transformação de uma sociedade que a gente merece e que a gente deseja. E o que é discutido aqui não fica só aqui na Universidade. Ao contrário, se propaga”, comentou a reitora.

Também presente à cerimônia, a professora emérita da Uern, Ivonete Soares, destacou a trajetória de luta de pessoas e instituições, nas últimas décadas, e a alegria de participar da programação desta semana. “É com muita gratidão e honra que participo desse momento. Nas religiões de matriz afro, os velhos são os guardiões da história e transmissores para as gerações presentes e futuras dessa historia de vida”.

Já a professora Eliane Anselmo, titular da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), destacou o empenho da gestão da Uern em priorizar as questões étnico-raciais em suas ações. “Agradeço de maneira especial à professora Cicília e ao professor Chico, por desde sua carta-programa contemplarem essa pauta importante que são as questões étnico-raciais”, frisou.

A programação desta manhã contou também com um mural com exposição de fotos de ações da Diaad, no Centro de Convivência do campus. As ações alusivas ao mês da Consciência Negra são realizadas em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil.

Na tarde desta segunda-feira, será realizada a comemoração dos 20 anos da louvação ao Baobá, marco da resitência do povo negro na cidade de Mossoró. A programação conta ainda com de rodas de conversas, salas de leitura, oficinas de turbante e dança afro.

A programação completa, em todos os campi, pode ser acessada no perfil da Diaad no Instagram.

Confira fotos desta manhã neste link.