Uern espera mais de 300 pessoas na 5ª Caminhada Espaços Sagrados do Centro Histórico de Natal, dia 15

Na próxima quarta-feira (15 de novembro), a Uern realiza a 5ª Caminhada Espaços Sagrados do Centro Histórico de Natal. Em um percurso com 15 paradas, entre os bairros da Cidade Alta e Alecrim, e guiados por professores e monitores estudantes do curso de graduação em Ciências da Religião, os participantes conhecerão marcos, instituições, práticas sociais e culturais, personalidades e fatos históricos ligados às religiões, à religiosidade e à diversidade de cultos e fé que integram a história de mais e quatro séculos da capital potiguar.

Em um feriado com poucas programações em Natal, como é o da Proclamação da República, a Caminhada realizada pela Uern desde 2018 é uma opção de lazer, cultura e descoberta das raízes religiosas plantadas há séculos nas ruas, becos, avenidas e praças do bairro da Cidade Alta, que a maioria dos natalenses ainda desconhece.

Natalenses que não sabem, por exemplo, que em rua estreita que faz esquina com a Ulisses Caldas, encontra-se a Sinagoga Braz Palatnik, local para o culto judaico. Precisam descobrir o cemitério judeu bem no meio do Cemitério do Alecrim, e porque lá colocam-se pedras e não flores nos túmulos. E desconhecem a pequena igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, para aonde os escravizados eram mandados enquanto os senhores e senhoras assistiam às missas na antiga catedral de Natal. Entre tantas outras curiosidades, não só sobre religiões, mas também sobre arquitetura, costumes, lendas, personagens e sociedade.

“Todo conhecimento transmitido vem de pesquisas acadêmicas, mas é apresentado de forma descontraída, dialogada e colaborativa. Os participantes podem interagir com perguntas e contribuições sobre as temáticas abordadas no passeio e conversar com os professores e monitores durante todo o percurso”, explica a professora Irene van den Berg, idealizadora e organizadora da Caminhada.

“Durante o percurso os participantes conhecerão sobre fé e práticas católicas, evangélicas, judaicas, de religiões de matrizes africanas e sobre a Maçonaria. Acreditamos que conhecer é essencial para o convívio e o respeito a todas as religiões”, destaca o professor Rodson Ricardo do Nascimento, coorganizador.

Para esse ano são esperadas 300 pessoas, e entre as novidades estão fotografias antigas dos locais visitados  expostas ao longo do percurso, bem como experiências sensoriais sobre as práticas das religiões apresentadas nos pontos de visitações, que poderão ser acessadas via QR Codes.

Registro a partir da torre da Igreja Matriz, de onde se vê a atual Praça Padre João Maria – Acervo Carlos Lyra/Disponível no acervo de fotografias do LABIM/UFRN

Além disso, 28 gravuras, produzidas em nanquim sobre papel, que retratam formas e cenas das religiões e religiosidades em Natal estarão expostas no Instituto Histórico e Geográfico. A exposição será inaugurada neste sábado (11), às 11h, e estará aberta à visitação durante a caminhada. As gravuras foram produzidas, originalmente,  para ilustrar os dois livros da Coleção Memória Religiosa da Cidade do Natal.

Percurso

A Caminhada está prevista para começar às 7h30, com saída da Praça das Mães, na divisa da Cidade Alta com a Ribeira, e previsão de término para às 13h, no Cemitério do Alecrim, com uma aula sobre arte tumular e sobre as personalidades sepultadas no primeiro campo santo de Natal.

Confira o percurso da 5ª Caminhada Espaços Sagrados do Centro Histórico de Natal:

1- Praça das Mães
2- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos