Uern Natal realiza colação de grau de 30 concluintes de Turismo, Ciência da Computação e Direito

Nessa quarta-feira (08), 30 graduandos e graduandas dos cursos de Turismo, Ciência da Computação e Direito do Campus de Natal colaram grau, em solenidade realizada na área de convivência do Complexo Cultural da Uern, na zona Norte da capital.

A assembleia universitária de colação de grau da Uern Natal, referente ao semestre 2023.1, foi  presidida pelo Prof. Me. Agassiz de Almeida Filho, vice-diretor do Campus, enquanto o Prof. Dr. David de Medeiros Leite, diretor da Uern Natal, esteve como paraninfo das turmas concluintes.

“Quero expressar minha profunda gratidão ao meu Deus e a todas as pessoas que nos auxiliaram ao longo desta jornada desafiadora. Às nossas famílias, que nos apoiaram incondicionalmente, aos nossos professores que nos guiaram com sabedoria, e aos amigos que compartilharam risos e lágrimas, este dia também é de vocês. Cada um destes desempenhou um papel fundamental em nossa jornada e, em nome de todos os formandos, expresso de forma sincera a nossa gratidão”, agradeceu a oradora das turmas, a concluinte do curso de Direito Fernanda de Oliveira Torres.

Também do curso de Direito, a graduanda Emilly Vieira Neri, pronunciou o juramento protocolar e, representando as turmas concluintes Alexia Letícia Câmara Laurentino (Turismo), Christian Lima Freitag (Ciência da Computação), Mariana Santos Manna (Direito) e Samuel Jordan de Souza Franca (Turismo) solicitaram o grau ao presidente da solenidade.

Conferidos os graus de bacharéis em Turismo, Ciência da computação e Direito, graduandos e graduandas passam a gozar das prerrogativas que lhes outorga a devida legislação para o exercício de cada profissão, e receberam no ato da colação de grau os respectivos diplomas de graduação, diferencial da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Como paraninfo das turmas concluintes, o Prof. Dr. David de Medeiros Leite, fez um breve discurso, destacando que, além de professores e alunos, todos os servidores da Universidade, desde os mais humildes, fazem parte do período da graduação, que trouxe cada concluinte à noite da colação de grau. O paraninfo também falou aos novos graduados sobre o por vir, sobre exercício de suas profissões, citando o cantor e poeta Gonzaguinha, cuja canção mais famosa (O Que É, o Que É?) fala da “beleza de ser um eterno aprendiz”.

Já o professor o Prof. Me. Agassiz de Almeida Filho, antes de encerrar a solenidade que presidiu, disse que, ao invés de discursar, deixaria como mensagem aos novos graduados um trecho do poema Caminhante, do poeta espanhol Antonio Machado:

“Caminhante, são teus passos

o caminho e nada mais;

Caminhante, não há caminho,

faz-se caminho ao andar.

Ao andar se faz caminho”

Comenda do Mérito Acadêmico

Instituída em 30 de outubro de 2001, a Comenda do Mérito Acadêmico é concedida ao aluno concluinte de graduação, que obtém o melhor desempenho estudantil no seu curso entre os aptos a colar grau e ao fim de cada semestre letivo, de acordo com o artigo 1° da Resolução n° 018/2020 – Consuni.

No Campus de Natal, semestre 2023.1, a Uern reconheceu a dedicação e o empenho acadêmico, por meio da concessão da láurea ao concluinte José Edivan da Silva Abreu, do curso de Direito.