Uern realiza colação de grau para cerca de 100 formandos em Mossoró

Cerca de 100 formandos dos cursos de Ciências Econômicos, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Gestão Ambiental, Serviço Social, Educação Física e Direito, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Mossoró, colaram grau na manhã desta quarta-feira, 1° de novembro. A solenidade ocorreu no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

A cerimônia, presidida pela Profa. Dra. Joana D’árc Lacerda, diretora da Faculdade de Serviço Social (FASSO), marca o encerramento de um importante ciclo. Mais do que a conclusão do curso, a colação de grau representa novas oportunidades e perspectivas para os graduandos.

O diploma em mãos é a esperança de uma vida melhor para os formandos, como por exemplo, Vanessa Fernandes, graduanda em Direito. Filha de comerciantes, ela é a primeira do seu núcleo familiar a concluir o Ensino Superior. “Meus pais sempre quiseram dar o melhor pra mim. Estudei em escola particular, como bolsista, e para ajudar meus pais a custear meus estudos, vendia doces e dava aulas particulares. Até mesmo na Faculdade, vendia doces para comprar as apostilas e livros. Eu tinha tudo pra desistir, mas não desisti. Continuei e hoje estou aqui”, revela Vanessa.

Para ela, a Uern teve importante participação nessa conquista. “A Uern oferece ensino gratuito e de qualidade, oferece oportunidades, especialmente para pessoas que estão em condições de vulnerabilidade. Esse é o papel de uma universidade pública, que é possibilitar o acesso ao ensino superior e a inclusão a todos”, frisa.

O orador da turma, Antônio Marcelo Medeiros, também do curso de Direito, destacou que a colação de grau marca o início de um caminho de novas oportunidades. “Na Uern, tivemos mais do que a formação profissional, temos uma formação humana, aprendemos sobre perseverança e a capacidade de superar obstáculos”, diz, destacando a importância do estado ter uma universidade que oferece uma educação pública, gratuita e de qualidade.

A paraninfa da turma, Profa. Me. Genivalda Cordeiro, parabenizou os graduandos e destacou que cada um dos formados nesta solenidade tem um papel importante de contribuir com a transformação social, atuando com compromisso e responsabilidade em suas respectivas áreas. “Sejam os agentes de mudança que o Brasil precisa. E lembre-se que a Uern sempre estará de portas abertas para continuar contribuindo com a formação de vocês”, declara.

A Profa. Dra. Joana D’árc Lacerda também parabenizou os formandos e ressaltou o papel da Uern na formação e transformação social. “A Uern oportuniza o acesso ao ensino de qualidade a todos. Que vocês usem do conhecimento adquirido para contribuir com a melhoria na comunidade”, finaliza.

Confira as fotos da colação de grau neste link.