Enade aponta cursos da Uern entre os melhores do estado

O Ministério da Educação (Mec) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram nesta terça-feira, 31 de outubro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve os seguintes cursos avaliados neste ciclo: Administração (Mossoró e Pau dos Ferros), Ciências Econômicas (Assú, Mossoró e Pau dos Ferros), Ciências Contábeis (Mossoró e Patu), Direito (Mossoró e Natal), Serviço Social (Mossoró), Jornalismo (Mossoró), Turismo (Mossoró e Natal) e Publicidade e Propaganda (Mossoró).

O Enade é um dos indicadores de qualidade do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e reflete o desempenho dos estudantes no exame.

O curso de Direito, do Campus Mossoró, obteve o conceito 5 e está entre os melhores cursos avaliados no Rio Grande do Norte. Outro destaque é o curso de Turismo, do Campus Natal, com a maior nota no Estado, conceito 4.

A reitora da Uern, profa. Cicília Maia, avalia os números como o resultado de uma cultura de avaliação e esforço coletivo. “Nosso objetivo é melhorar todos os indicadores de avaliação. Esses resultados evidenciam a qualidade do ensino que oferecemos em nossos Campi. Temos o compromisso de continuar levando educação superior pública, gratuita e de qualidade para todo o Estado”, enfatizou Cicília Maia.

O pesquisador institucional da Uern, prof. Rommel Lima, ressalta que o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) ainda será divulgado, mas no geral a Uern manteve o bom desempenho.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Uern, Profa. Fernanda Abreu, avalia o resultado de forma positiva. “A Uern obteve relevantes resultados, o que fortalece suas ações e reafirma sua importância nos cenário nacional, regional e local, a partir de cada um de seus campi”.

Nesta edição, dos 14 cursos da Uern com resultados divulgados pelo Inep, 12 obtiveram conceito de bom a excelente, dos quais cinco aumentaram a nota em relação ao exame anterior e cinco mantiveram. (ver resultado na página do Inep)

“Esse resultado reflete a alta qualidade dos nossos cursos e evidencia o nosso compromisso com a melhoria contínua da qualidade do ensino, compromisso expresso em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e pela gestão da Uern, quando prioriza a avaliação institucional em busca do autoconhecimento e da melhoria contínua da instituição. Também demonstra o comprometimento com a Agenda 2030 da ONU, sobretudo quanto ao ODS 4-Educação de Qualidade. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com os departamentos acadêmicos, sempre em busca de resultados ainda melhores”, destaca o Avaliador Institucional, prof. Wendson Dantas.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. O exame é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico.