Cerimonialistas da Uern são homenageadas pela Câmara Municipal de Natal

A diretora do Cerimonial da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Renatha Rebouças, representou a reitora Cicília Maia e foi homenageada, ao lado da  chefe do setor de Relações Institucionais do Cerimonial, Laizy Miranda, durante Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Natal, por proposição da vereadora Júlia Arruda, em alusão ao Dia do Cerimonialista, celebrado em 29 de outubro. A solenidade aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), na noite dessa segunda-feira (30).

“É uma honra estar aqui, representando a Uern e assumir essa função tão importante e de grande responsabilidade perante a sociedade. Como cerimonialista, nosso trabalho mostra a universidade à sociedade, através dos eventos. É uma alegria imensa estar aqui recebendo essa homenagem, a primeira como cerimonialista”, comentou Renatha Rebouças

“A solene das solenes”, assim definiu a vereadora Julia Arruda a solenidade. “Dentre todas as sessões solenes que promovemos ao longo do ano, essa sempre ocupa um espaço especial, uma vez que temos a oportunidade de reconhecer os responsáveis por tornar os eventos bem sucedidos”, disse a vereadora. Desde 2013, através da lei 6.383, de autoria de Julia Arruda, Natal celebra o Dia Municipal do Cerimonialista a cada 29 de outubro. “Essa lei muito me orgulha, por entender a relevância desta categoria para a sociedade. Muitas vezes, as pessoas se deparam com eventos muito bem organizados, mas desconhecem o real caminho para se chegar naquele resultado”, ressaltou.

“Antes de arrumar o palco, nosso trabalho começa com muita coleta de informações e reuniões de planejamento. Há muito esforço de equipe envolvido para realizar momentos especiais e irretocáveis, evitando incidentes. Para isso, o cerimonialista também precisa de equilíbrio emocional, para lidar com situações que possam vir a ser conflitantes”, contou Laizy Miranda.

Para o chefe do cerimonial do Governo do Estado e presidente da Confraria dos Cerimonialistas do RN, João Batista Santana: “O profissional de cerimonial é aquele que está empenhado, dedicando tempo, esforço e talento para que sonhos se realizem, assim como os desejos dos anfitriões que o encarregaram de organizar tal evento. Dito isso mais uma vez, agradeço à Câmara Municipal de Natal que aplaude o trabalho do cerimonialista”, definiu e agradeceu.

Durante a sessão solene, a Câmara Municipal de Natal homenageou 13 cerimonialistas profissionais e 16 personalidades “amigos e amigas do cerimonial”, entre os quais estavam jornalistas, fotógrafos, gerentes de espaços para eventos, entre outros.