Fórum da Abruem: palestra defende inclusão das universidades estaduais e municipais no Sistema Nacional de Educação

“A Capilaridade do Ensino Superior Brasileiro: fortalecimento e reconhecimento das Universidades Estaduais e Municipais no Sistema Nacional de Educação” foi o tema da palestra da tarde de hoje, 19, no 70º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores e Reitoras de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizado pela entidade em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

A temática foi apresentada pela professora Cláudia Gonçalves de Lima, reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e debatida, em seguida, pelos participantes, no Garbos Trade Hotel, local onde acontece o Fórum até amanhã, 20.

Fazendo um comparativo do passado com a atualidade no seu estado natal, o Ceará, a reitora lembrou que há 35 anos lá só existiam três universidades (Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Unifor) e hoje existem várias instituições que se espalham por diversas regiões cearenses.

“A expansão do ensino superior e o atendimento da necessidade de um país continental como o Brasil exige decisão política, destinação do fundo público para as universidades. Por que não são apenas diplomas que uma universidade emite, ela altera a condição econômica de um local, onde a universidade chega ela transforma sob o ponto de vista social, econômico, cultural, da cidadania e em vários outros aspectos”, argumentou Cláudia Gonçalves de Lima.

O presidente da Abruem, professor Odilon Máximo de Morais, reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), defendeu a inserção das universidades estaduais e municipais em um projeto nacional de educação superior, fator determinante no desenvolvimento econômico e social do Brasil e que, pra isso acontecer, precisa haver uma ampliação dos fundos públicos destinados a essas instituições.

A programação do dia seguiu com um debate, a realização da Reunião do Conselho Pleno da Abruem e um jantar de confraternização.

Nesta sexta-feira, 20, as atividades continuam com a Câmara Técnica de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas, a Carta de Mossoró – 70º Fórum de Reitoras e Reitores da Abruem, a Câmara Técnica de Internacionalização e Mobilidade, debates e entardecer no Thermas Hotel e Resort. O encerramento da programação geral será no sábado, 21, com a visita a uma salina e à praia de Morro Pintado, em Areia Branca.

Confira AQUI a galeria de fotos da tarde. Saiba mais sobre o evento através do site abruem70.uern.br.