A solenidade de abertura desta quarta-feira teve início com a apresentação da Orquestra Sanfônica de Mossoró e da Quadrilha Lume da Fogueira, que, durante o espetáculo, ressaltaram a importância da valorização da cultura nordestina.
Um dos pontos altos da solenidade foi a entrega da Medalha e do Diploma de Associado da Abruem, concedida a ex-reitores das universidades participantes do evento.
Uma das homenageadas, a professora Fátima Raquel, ex-vice-reitora da Uern, frisou o significado da homenagem, que representa não apenas um motivo de alegria, mas também um estímulo para continuar atuando em prol da educação.
“Isso só fortalece nosso compromisso e a nossa vontade de contribuir para que a Uern cresça tanto enquanto instituição de ensino superior quanto como instrumento de transformação por meio da educação”, destacou a professora.
Também homenageado durante a cerimônia, o ex-reitor da Uern Walter Fonseca enalteceu a relevância da Uern no contexto da educação superior no país. O professor também salientou a alegria de ver mais uma vez a Uern sediando o Fórum, após 19 anos.
“Isso mostra a importância da Uern para a educação e para a Abruem e a competência da nossa reitora, Cicília Maia, para fortalecer esse trabalho, atrair de novo o Fórum para Mossoró e mais uma levar o nome da Uern para fronteiras ainda maiores”, comentou.
Também foram homenageados os professores Fabianno Cavalcante Carvalho, ex-reitor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Uva), Fátima Aparecida da Cruz Padoan, ex-reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), e Rodrigo Bruno Zanin, ex-reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
“É muito gratificante receber essa homenagem. O Fórum da Abruem é um momento muito importante de defesa das universidades e fazer parte disso é muito importante para mim também”, afirmou a professora Fátima Padoan.
“Fico muito contente por estar aqui. Já fui presidente da Abruem e também fui reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, que é uma universidade que sempre teve uma relação forte com a Uern, então é uma verdadeira honra para mim estar aqui”, frisou o professor Rodrigo Zanin.