...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto de Extensão da Faen promove ação de saúde feminina na Mário Negócio

O projeto de extensão Saúde dos Coletivos Vulnerabilizados (Savu) realizou na terça-feira, 10, a abertura do Outubro Rosa/Verde na ala feminina do Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio.

Desenvolvido pela Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o Savu ocorre em parceria com a Secretaria Estadual de Administração Penal (Seap) e a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a professora Magda Fabiana, que coordena o projeto, a ação visa atender as mulheres privadas de liberdades com atendimentos semanais, e apresenta escopo ampliado, que vai desde campanhas educativas até cuidados com a saúde física e mental. Alunos do quarto período matriculados na Unidade Curricular de Extensão (UCE) também foram ao complexo penal. Há duas pesquisas em curso sobre o local.

“Isso demonstra que o projeto Savu é ancorado no tripé ensino, pesquisa e extensão”, disse a professora.

Integram a campanha os cuidados com saúde mental, práticas integrativas, consultas, enfermagem qualificada, testagem rápida para HIV, de hepatite B e C, de sífilis, além de exames preventivos, com destaque para a ginecologia.

O mês de outubro traz duas importantes campanhas da Atenção Básica voltadas, principalmente, para a saúde da mulher. A primeira delas é a do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e ao colo do útero.

E agora também há uma segunda campanha, que também será abordada no mês de outubro, é o “Outubro Verde”. O objetivo é conscientizar e combater a sífilis e a sífilis congênita, uma infecção sexualmente transmissível, que representa sérios riscos para a saúde.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support