Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social entrega certificados do CapacitaSUAS

Na manhã desta sexta-feira, 15, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que conheceu as turmas do curso de Capacitação dos Trabalhadores de Assistência Social, do Programa Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Capacita SUAS). A visita ocorreu nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs).

Logo após, em solenidade no Teatro Lauro Monte Filho, o ministro fez a entrega do certificado de 54 trabalhadores que participaram da capacitação. A Uern coordena o CapacitaSUAS no âmbito do Estado, e nesta edição, estão sendo capacitados mais de dois mil profissionais de diferentes áreas ligados aos SUAS.

Para o advogado Daniel Rodrigues, do município de Areia Branca, participar o CapacitaSUAS é um privilégio. “A gente compartilha nossas vivências e aprende sobre outras vivências de diferentes regiões do Estado. É um grande aprendizado que levarei por toda minha vida profissional”, declara.

A assistente social Lúcia Amorim, da cidade de Baraúna, a participação da capacitação é uma experiência muito enriquecedora. “A gente tem um aprendizado muito grande. A capacitação reflete na qualidade de serviço do SUAS, em especial no interior. É muito importante para nós, profissionais, ampliarmos nossos conhecimentos para oferecer um serviço de qualidade que o nosso usuário merece”, aponta a profissional.

O ministro Wellington Dias destaca que esse é um momento de comemoração dessa importante parceria que possibilitou a realização do CapacitaSUAS. “Só aqui no Estado, são 529 unidades de serviços de Assistência Social, com a presença em todos os municípios. Só no RN são 12 mil profissionais que integram a rede do SUAS”, frisa, destacando que hoje está sendo concluída uma etapa desta edição que irá formar mais de dois mil profissionais no Estado.

A reitora Cicília Maia destaca que esse é um momento muito especial. “Ficamos muito felizes, enquanto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em recebeu o ministro Wellington Dias nas dependências da nossa Instituição, tratando de um tema de tamanha relevância que é a formação profissional”, declara.

Conforme a reitora, a entrega dos certificados do CapacitaSUAS é motivo de muita alegria. “Nossa primeira missão é a formação. E é uma satisfação muito grande fazer parte deste programa que contribui com a formação de milhares de profissionais do nosso Estado”, diz. Ela reitera a importância das universidades nesta parceria junto com a sociedade. “Nós temos a capacidade técnica necessária para juntos nos somarmos a outros órgãos e instituições para desenvolver cada vez mais nosso Brasil”, enfatiza.

A Coordenadora Geral do Capacita SUAS, Fátima Raquel, destaca que a capacitação visa a formação de profissionais do SUAS para que eles possam ser multiplicadores na oferta do serviço social para as comunidades, atendendo a população em diferentes aspectos. “O curso fala sobre a questão do financiamento, das ciências sociais, da saúde da criança e do adolescente, do acolhimento, entre outros temas”, revela a professora.

Ela ainda informa que já foram realizadas capacitações em Mossoró, Natal, Santa Cruz, Caicó e Pau dos Ferros, atendendo as pessoas de todas as regiões do Estado. “Esperamos que essa parceria seja realmente exitosa no que diz respeito a multiplicar essas ações pra comunidade tornando a comunidade do a sociedade do Rio Grande do Norte mais assistida no que diz respeito a assistência social”, finaliza.

⇒ Confira as fotos do evento neste link.