Grupo de Teatro Baobá da EdUCA estreia no Teatro Alberto Maranhão nova temporada de “O Santo e a Porca

O Grupo de Teatro Baobá, vinculado à Escola de extensão da UERN, diretoria da Pró-Reitoria de Extensão no Campus de Natal, estreou, nesta quinta-feira (14) uma nova temporada da montagem da obra “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna. A apresentação em duas sessões exclusivas para jovens alunos de escolas da capital foi no Teatro Alberto Maranhão.

“É com imensa alegria que, após um hiato de quase três anos, estamos de volta com nossa livre adaptação da obra do mestre Ariano”, disse o diretor artístico do Grupo, Denilson David, que festejou também a estreia o Baobá no TAM, palco histórico da cidade, que já recebeu grandes nomes da dramaturgia brasileira.

O Grupo de Teatro Baobá é atualmente composto por 12 componentes, oriundos, em sua maioria, dos cursos de formação teatral oferecidos pela EdUCA. O Santo e a Porca foi o primeiro espetáculo montado pelo Baobá e com esse trabalho, desde 2018, o Grupo já circulou por diversas cidades do estado do, com sucesso de público e de crítica.

A adaptação da obra de Ariano Suassuna montada pelo Grupo de Teatro Baobá narra a trajetória de um velho avarento conhecido como Euricão Árabe. O protagonista é devoto de Santo Antônio e guarda as economias de toda a vida numa porca de madeira. Ao receber uma carta de Eudoro, dizendo que este iria privá-lo de seu mais precioso tesouro, Euricão fica apreensivo achando que Eudoro irá pedir o dinheiro da porca. Caroba, a empregada da casa, entende a situação, e decide se aproveitar para arranjar algum dinheiro e se casar com Pinhão, noivo dela.

Próximas apresentações

No próximo dia 28, o Baobá fará mais duas apresentações exclusivas para escolas, no Complexo Cultural da Uern, ao lado do Campus de Natal, na zona Norte. E no dia 30 (sábado), o Grupo encerra essa temporada com duas sessões abertas ao público, às 18h e às 20h, para as quais os ingressos podem ser adquiridos pelo Instagram @gtbaoba

Adptação de texto e Direção: Denilson David

Elenco:
Antônio lucas
David Mateus
Ester Paiva
Italo Felipe
Jadna Noronha
Rosevane Gomes
Uriel digo
Ester Paiva