Reitora da Uern consegue apoio da bancada federal do RN para Frente em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais

Cumprindo agenda em Brasília, a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, recebeu o apoio dos oito deputados federais e três senadores que compõem a bancada federal potiguar para a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais, que tem como objetivo principal trabalhar na regulamentação do financiamento federal para as instituições de ensino superior (IES) estaduais e municipais.

A reitora foi recebida por todos os membros da bancada federal, que confirmaram o apoio à criação da Frente, bem como reconheceram a importância da Uern para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte a partir da educação.

Assim como no Rio Grande do Norte, na maior parte dos estados brasileiros, as universidades estaduais e municipais foram responsáveis pela interiorização da educação superior. Essas instituições possuem a maior capilaridade em seus estados e são responsáveis, por pelo menos, 40% das matrículas nos cursos superiores no país.

“Apesar de sua capilaridade e do impacto dessas instituições em seus estados e municípios, as universidades estaduais e municipais não estão inseridas nas discussões sobre a educação superior no país e não conseguem acessar importantes fontes de financiamento com recursos federais. A criação dessa frente é fundamental para o fortalecimento dessas universidades”, afirma a reitora da Uern, Cicília Maia.

Acompanharam a reitora a pró-reitora de planejamento da Uern, Fátima Raquel Morais e a superintendente de infraestrutura, Sara Barroso.

A criação da Frente Parlamentar Mista é uma iniciativa da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais de Municipais (Abruem). As 47 universidades associadas à entidade estão buscando sensibilizar suas bancadas estaduais para a criação da Frente.

Durante as audiências com os parlamentares, a reitora apresentou os avanços da Universidade nos últimos anos, que já diplomou mais de 56 mil pessoas nas diversas áreas do conhecimento. Na oportunidade, ela entregou ofício solicitando a destinação de emendas para a Universidade, para a aquisição de veículos com o objetivo de reestruturar a frota para atender à demanda crescente de ensino, pesquisa, extensão e inovação da Universidade.

Por fim, a reitora Cicília Maia convidou deputados e senadores para participar da Assembleia Universitária que marca os 55 anos da Uern, que será realizada no próximo dia 28, às 15h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró.

“Foi uma agenda intensa e bastante positiva. Toda a bancada acolheu com muita sensibilidade as nossas pautas e tenho certeza de que irão contribuir para o fortalecimento da nossa universidade”, afirmou a reitora.