Empresa júnior do Campus de Pau dos Ferros da Uern realiza pesquisa econômica na Finecap

A empresa júnior E-Capital Consultoria e Assessoria, vinculada ao Curso de Ciências Econômicas do Campus de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está realizando, desde o dia 22 de agosto, uma pesquisa sobre os impactos socioeconômicos da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP) 2023. O estudo segue até o dia 15 de setembro.

O objetivo é identificar os impactos socioeconômicos na cidade de Pau dos Ferros, seja por intermédio dos gastos de visitantes, despesas com viagens, hospedagem, gastronomia, compras e outros serviços, pelos empregos temporários gerados e arrecadação tributária. Acredita-se que o evento tem impacto importante na geração de negócios, renda e emprego.

Para atingir o objetivo, a E-Capital Consultoria e Assessoria, utiliza as metodologias de coleta de dados secundários, pesquisa de campo antes, durante e pós-evento.

A coleta de dados secundários será realizada através de busca e registro de informações básicas do município (dados demográficos, sociais e econômicos). As pesquisas de campo são realizadas antes do evento no comércio e serviços, setor hoteleiro, bares e restaurante, durante o evento, coleta de informações quanto a demanda turística, entrevistas junto a ambulantes e permissionários, com intuito de quantificar os investimentos efetuados pelos mesmos, previsão de faturamento e percepção quanto a infraestrutura e organização do evento, e, por fim, retornar ao comércio e serviços, setor hoteleiro, bares e restaurante com intuito de saber se as expectativas foram atingidas.

É importante destacar que a empresa júnior utilizou o método de cálculo para o tamanho da amostra com o nível de confiança de 95%, ensinada pelos professores Dr. Rodolfo Herald da Costa Campos e Dr. Thiago Geovane Pereira Gomes.

A 26ª edição da Finecap teve início dia 25 de agosto e segue até a próxima segunda-feira, 04.

E-Capital Consultoria e Assessoria

Foi criada em julho de 2023, por sete estudantes do curso de Ciências Econômicas (Caio Andrade Matos, Vitor Gabriel Alves Queiroz, Moizes Cipriano Bandeira Nogueira, Davi Vale Lamartine, Maurício do Nascimento Fontes, Francisca Jucelia Cavalcante Souza e Felipe Gustavo Dias), oferecendo serviços econômico-financeiros abrangentes, incluindo consultoria, assessoria e estudos de mercado.

“Ajudamos nossos clientes no planejamento estratégico, análise de cenários econômicos, financiamento, controle econômico-financeiro e muito mais. Nossa missão é impulsionar o sucesso de nossos clientes por meio de soluções especializadas e estratégicas”, explica o presidente da empresa júnior, Caio Andrade Matos.

Saiba mais sobre a empresa júnior através do perfil do Instagram @e_capitaljr.