...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Do Apodi para o mundo: aluna da Uern cursará doutorado-sanduíche em Londres

Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

Quando iniciou o curso de graduação, a estudante Ana Carolina da Silveira não sabia ao certo o que esperar do futuro. Dúvidas, indecisões e inseguranças, comuns aos jovens recém-saídos do Ensino Médio, a acompanhava nesse novo desafio. Mas logo nos primeiros dias de aula, ela teve um encontro inspirador com a graduação em Letras – Língua Inglesa, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), e logo os caminhos da licenciatura viraram exemplos e inspirações.

Ao chegar no final da graduação, a estudante já sabia que queria continuar vivenciando o ambiente acadêmico. A seleção para o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL) foi uma etapa que proporcionou vivências singulares. “Eu amei a experiência. Foram dois anos de aprendizados e erros maravilhosos”, diz.

Logo os dois anos de mestrado chegaram ao fim, marcando o encerramento de uma jornada acadêmica de esforços contínuos. Ana Carolina comenta que, ao encerrar o mestrado, ela queria continuar as aventuras presentes na universidade. “No final do mestrado, ainda queria continuar, foi então, que tentei a seleção para o doutorado no PPGL em Pau dos Ferros e passei”, comenta.

Agora, no seu segundo ano de doutorado, sob orientação da Profa. Dra. Maria Edileuza da Costa, e bolsista do Capes, ela está prestes a vivenciar uma experiência única, o doutorado-sanduíche, na Brunel University London, em Londres – Inglaterra.

A doutoranda frisa que, ao checar seu e-mail, viu a seleção para concorrer ao doutorado-sanduíche, e resolveu fazer a inscrição interna. “Checando meu e-mail, tinha esse comunicado, um convite aos doutorandos do PPGL, em Pau dos Ferros, a submeterem candidatura para a seleção interna do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Eu, despretensiosamente, me inscrevi. E acabou dando certo”, conta.

Ao fazer os trâmites burocráticos de documentos, a procura da instituição no exterior e a carta de aceitação, a submissão ao Capes veio junto com a provação. “Estou prestes a ir desenvolver parte da minha pesquisa de Doutorado em Londres e espero poder voltar com muitas contribuições para a minha universidade, a Uern”, conta.

Ela frisa que a Uern é uma ferramenta importante nesse processo, sendo um respaldo para a conexão dos estudantes com o mundo afora. “O setor responsável pela seleção esteve sempre presente quando era necessário sanar alguma dúvida minha. Além da divulgação do PDSE feita tanto por e-mail quanto no site da universidade”, frisa.

Ana Carolina da Silveira ansiosa com a viagem ao exterior, comenta que sai do interior do RN para viver novas experiências. “De Apodi-RN para Londres, graças a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”, frisa.

O titular da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DIRI), Pedro Adrião, frisa que a Uern tem desenvolvido iniciativas que buscam criar convênios e acordos com instituições estrangeiras, permitindo à comunidade acadêmica vivenciar experiências enriquecedoras em outros países.

“A Uern tem entendido a importância da internacionalização como uma ferramenta fundamental na formação da comunidade acadêmica. Com isso, temos investido em ações estratégicas que buscam a ampliação das oportunidades internacionais”, destaca.

O diretor comenta sobre as iniciativas promovidas pela DIRI/Uern em que os estudantes podem participar, como o Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (PILA) virtual. O PILA proporciona troca de experiências acadêmicas e permite aprender sobre diferentes metodologias e pesquisas a fim de fortalecer redes de conexão e contatos no âmbito internacional.

A DIRI ainda conta com o programa de mobilidade RN Conexão Global, que traz profissionais de outros países para viverem e trocar experiências com a comunidade acadêmica; cursos de idiomas; atividades acadêmicas virtuais em parceria com universidades estrangeiras; e a presença de estudantes estrangeiros na nossa universidade, contribuindo para o enriquecimento cultural e o multiculturalismo na instituição.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support