Fórum de Reitores do RN entrega carta ao ministro Camilo Santana

Em um ato marcante para a educação superior pública no Rio Grande do Norte, o Fórum de Reitores do RN entregou nesta segunda-feira (21) a Carta dos Reitores ao ministro da educação, Camilo Santana, durante sua visita ao estado. O documento, que reúne as demandas essenciais para fortalecer e promover a excelência na educação superior, foi elaborado pelos reitores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O documento está estruturado em quatro pilares fundamentais: Saúde Mental, Redução de Desigualdades Educacionais, Inclusão e Acessibilidade nas IES e Assimetrias entre as Instituições, e sintetiza as demandas comuns às universidades no RN.

“Estamos apresentando ao ministro algumas demandas e sugestões para fortalecer a educação superior no nosso estado, dentre elas o apoio à assistência estudantil, apoio à saúde dos nossos estudantes e servidores, apoio à pesquisa no nosso estado e à nossa Fundação. São demandas importantes que caracterizam as necessidades das nossas Instituições de Ensino Superior (IES)”, afirma o professor Daniel Diniz, coordenador do Fórum de Reitores e reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A professora Cicília Maia, reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), destaca a importância da colaboração entre as IES e os governos federal, estadual e municipal para superar os desafios e ampliar as oportunidades no campo da educação. “Estamos vivendo um momento crucial em que as IES têm um papel vital na formação de cidadãos, na produção de conhecimento e no progresso socioeconômico. Essa colaboração intensa é necessária para enfrentar os desafios e para avançar na educação, ciência, tecnologia e inovação,  e nós,  enquanto universidades públicas, temos a responsabilidade de fazer parte deste processo, pautando demandas como estas, que reverberam em todas as instâncias da educação”, enfatiza a reitora.

O professor Chico Dantas, vice-reitor da Uern, participou da entrega e expressou a importância da iniciativa e o valor da unidade na busca por melhorias. “Essa carta representa as vozes das universidades unificadas, nossas aspirações e necessidades em relação ao futuro da educação superior pública no estado. Estamos comprometidos com um ensino superior mais inclusivo e equitativo”, afirma o vice-reitor.

O Fórum de Reitores do RN demonstra a união de esforços em prol de uma educação de qualidade, inclusiva e acessível para todos os cidadãos do estado. A entrega da carta simboliza um passo significativo na busca por avanços na educação superior pública do Rio Grande do Norte, refletindo o compromisso conjunto das IES e dos Governos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam.

O ministro Camilo Santana esteve no Rio Grande do Norte para formalizar a adesão do RN ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica e o Programa Escola em Tempo Integral.

Leia a Carta dos Reitores do RN na íntegra AQUI.