Uern passa a compor Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi aceita como instituição associada e passa a compor o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (ProfSaúde), representando a Região Nordeste. O ProfSaúde é uma iniciativa de formação de docentes e preceptores para a graduação e pós-graduação na área da Saúde e para o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma rede nacional de instituições de ensino e pesquisa.

O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma proposta de curso em rede nacional, apresentado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e instituições de ensino e pesquisa que atuam no País à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2016.

O mestrado é oferecido por uma rede nacional constituída de instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz. O programa conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação são instituições demandantes e financiadoras deste projeto.

O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma estratégia de formação que visa atender a expansão da graduação e pós-graduação no país, bem como a educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde, à Gestão em Saúde e à Educação.

Tem como público-alvo os profissionais de saúde (médico, enfermeiro e cirurgião dentista), em especial aqueles ligados à Atenção Primária e Saúde da Família, com atuação e/ou interesse em docência/preceptoria.

O programa ocorrerá na modalidade semipresencial. As atividades EaD serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Open Source Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning – Objeto Modular Orientado ao Ensino a Distância). E algumas atividades presenciais previstas ao longo dos 24 meses.