Uern prestigia posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Computação

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) empossou nesta quinta-feira, 10, a nova diretoria para o biênio 2023-2025. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) esteve presente ao evento, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, sede do 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), oportunidade em que ocorreu a condução da professora Thais Batista e do professor Cristiano Maciel, presidenta e vice da entidade, respectivamente.

“Trazemos o abraço, meu e da professora Cicilia, e também de toda comunidade de Ciência da Computação da Uern, para a nova diretoria da SBC. A professora Thais Batista e o professor Cristiano Maciel são grandes pesquisadores da área. Tenho certeza que o trabalho deles e demais diretores será de excelência. Ganha a SBC e ganha a Computação do Brasil por terem os dois à frente da diretoria”, disse o vice-reitor Chico Dantas. Os professores Raimundo Macedo e André Carvalho conduziram a SBC nos últimos 4 anos.

Vice-reitor da Uern Chico Dantas entre a presidente da SBC Thais Batista e o vice Cristiano Maciel.

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) que começou no último domingo, 06, segue até esta sexta-feira, 11. É o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina e reúne cientistas, engenheiros, pesquisadores, professores, estudantes, empresas e empreendedores, visando explorar, demonstrar e debater sobre o estado da arte em computação, bem como para identificar os tópicos de pesquisa emergentes e questões abertas para pesquisas futuras. É, portanto, o maior evento da Sociedade Brasileira de Computação, uma Sociedade Científica sem fins lucrativos, fundada em julho de 1978.

Em seu discurso de posse, a nova presidente da SBC disse que a entidade tem vários desafios pela frente, destacando novas tecnologias como Inteligência Artificial, o pós-pandemia e o protagonismo feminino na computação. “A gente tem um momento pós-pandemia com um contexto de sistemas de Inteligência Artificial generativos que estão transformando a forma que se faz educação e o trabalho. Temos que enfrentar e pensar de que modo podemos acomodar todos os efeitos colaterais advindos da pandemia e desses sistemas artificiais que surgiram mais recentemente. Além disso, sou a segunda mulher a presidir a SBC e, certamente, essa questão, não só das mulheres, mas da diversidade e da inclusão também estão na tônica da nossa gestão”, pontuou Thais Batista.

Evento está ocorrendo em João Pessoa/PB

A SBC tem como função fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em computação no Brasil, e contribuir para a formação do profissional da computação com responsabilidade social. A Uern está inserida nesse contexto através dos cursos de graduação e pós em Ciência da Computação.

“A Uern tem avançado muito nessa gestão da professora Cicilia e do professor Chico e que continuem trabalhando dessa forma focada como vem fazendo em prol da sociedade, do desenvolvimento científico e tecnológico. Sou professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Uern é nossa parceira. Tenho muito prazer em estar interagindo com essa gestão”, finalizou Thais Batista, presidente da SBC.

Professores e estudantes da Uern também participaram do CSBC, prestigiando o evento e apresentando trabalhos.

Texto e fotos: Williams Vicente (assessor da vice-reitoria)