Uern e parceiros unem sustentabilidade e cidadania no projeto Tecendo Vidas

Como unir forças em prol da sustentabilidade e da cidadania? A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e parceiros extensionistas estão mostrando caminhos por meio de um projeto que começa a ser desenvolvido em parceria com a Casa Assistencial Nosso Lar (CANLAR) e a Núcleo Engenharia Consultiva, empresa que atua na prestação de serviços na área de energia. O projeto “Tecendo Vidas” busca confeccionar produtos como cobertores e bolsas, com tecidos aproveitados de uniformes usados por petroleiros, para doação.

A primeira entrega de produtos oriundos do projeto aconteceu nesta sexta-feira, 04, durante a 17ª Feira do Livro de Mossoró, no Campus Mossoró da Uern. Um grupo de mulheres idosas, alunas de alfabetização do programa Uern Ação, na Fundação Casa do Caminho, visitaram a Feira e receberam a bolsa literária, confeccionada por mulheres da oficina de corte e costura da Canlar. Em cada bolsa, um kit com livros.

“Vir a uma feira de livros e poder vivenciar esse ambiente é uma experiência nova para todas elas, principalmente agora que elas já aprenderam a ler”, comentou a professora Anairam Medeiros, pró-reitora adjunta de Extensão e professora da turma.

Pela parceria, a Núcleo Engenharia fará a doação mensal de uniformes usados e higienizados para que eles sejam transformados em cobertores e bolsas, pela equipe de costureiras da Canlar.

A Uern, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), faz a coordenação e acompanhamento do projeto, articulando também as entidades e grupos a serem beneficiados com os produtos. “A Núcleo sente-se muito feliz de poder contribuir com uma ação tão bonita como essa. Isso nos emociona”, comentou Aione Silva, representante da empresa.

A reitora Cicília Maia esteve presente e ressaltou o papel da Universidade na construção de pontes entre as instituições e entidades em favor de um benefício coletivo. “Que coisa mais linda ver um grupo de mulheres que sonhou e conquistou algo que queria muito, que era a alfabetização, sendo presenteadas por uma ação de outro grupo de mulheres fortes, que adotaram a ideia do ‘Tecendo Vidas’ e se esforçaram na confecção destas bolsas. E isso é só o começo”, destacou.

“Todas elas se envolveram e agarraram a ideia. É gratificante ver, agora, outras mulheres recebendo essa bolsa, feita com muito amor por todas elas”, disse Célia Maia, diretora da Canlar. A Casa Assistencial e a Fundação Casa do Caminho são parceiras da Uern na execução do programa Uern Ação.

O projeto “Tecendo Vidas” vai produzir cobertores para doação a pessoas em situação de rua e grupos vulnerabilizados e bolsas literárias para doação a crianças carentes. “Quando pensamos nesse projeto, sabíamos que o esforço coletivo iria gerar um grande resultado. Hoje foi uma pequena prova disso. Em cada bolsa literária, que carrega um kit de livros, elas levam sonhos e mundos. Isso é muito bonito”, disse o pró-reitor de extensão, Esdras Marchezan.

Fotos: Raquel de Queiroz – Proex/Uern