Uern e Uece formalizam participação no Fórum de Universidades pela Paz

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) formalizaram nesta quinta-feira (03) a assinatura do termo de aceite do Fórum de Universidades pela Paz.

63 Instituições de Ensino Superior do Brasil já aderiram ao coletivo que tem o objetivo de construir uma cultura de paz, fomentando a discussão sistemática e a produção de conhecimentos sobre a temática da paz e suas múltiplas variáveis.

O Fórum é coordenado pelo seu idealizador, prof. Adriano Rodrigues, que participou da assinatura dos termos das duas instituições. Segundo ele, a universidade é uma instituição essencial para planejar e promover programas, projetos e ações que promovam uma cultura de paz. “A sociedade demanda por movimentos conjuntos, pautados em critérios objetivos e com ações concretas, que contribuam para o fortalecimento e para a difusão de uma cultura de paz em seu sentido mais amplo. Neste contexto de incertezas e desafios, se apresentam oportunidades para as universidades liderarem por meio de ações concretas em diversas áreas”, justifica o idealizador do fórum.

A reitora da Uern, profa. Cicília Maia é a representante da universidade no Fórum. Ela destaca a relação da pauta com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e defende a participação das universidades nesta iniciativa. “Logo que recebemos o convite através da Abruem (Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) defendi a inserção das nossas instituições neste Fórum. Entendemos que as universidades desempenham papel fundamental nesta construção e que a educação é o melhor caminho para a disseminação dessa cultura. Nosso país está cheio de assimetrias e é preciso dar equidade e dar direito a quem não tem acesso a esse direito. É preciso unir forças para uma transformação significativa”, afirma a reitora Cicília Maia.

A Uece foi representada pelo seu vice-reitor Dárcio Ítalo Teixeira, que destaca a importância do Fórum. “As universidades estaduais, como no caso da Uece e a da Uern, realizam inúmeras ações voltadas para a o enfrentamento da fome, e da desigualdade social, que são problemas presentes na nossa sociedade. Acredito que esse fórum será muito importante para essa discussão. Como professores, somos formadores de opinião. Cada um de nós tem essa responsabilidade, e as universidades vão servir para formar a opinião da paz”.