Matrículas Curriculares para o semestre 2023.2 têm início na próxima segunda-feira

As matrículas curriculares nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para o semestre letivo 2023.2 têm início na próxima segunda-feira, dia 11 de setembro. A matrícula será realizada na forma on-line, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

De acordo com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), mais de 9 mil alunos, sendo 604 ingressantes neste segundo semestre letivo, devem efetuar a matrícula curricular.

A Matrícula Curricular é o ato que vincula o aluno a componentes curriculares, em um determinado semestre, e é destinada a alunos ingressantes e veteranos, bem como alunos especiais.

No caso de Alunos ingressantes, a Unidade Universitária efetuará a matrícula em todos os componentes curriculares do primeiro semestre letivo do curso.

O procedimento de matrícula curricular será realizada de acordo com as seguintes fases, nos correspondentes períodos:

SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM COMPONENTES CURRICULARES PARA ALUNOS VETERANOS E PARA OS INGRESSANTES DO PSVNIde 11 a 15 de setembro: O aluno poderá solicitar a inclusão ou exclusão de qualquer componente curricular ofertado para o semestre letivo 2023.2.

PROCESSAMENTO DE MATRÍCULASde 16 e 17 de setembro;

SOLICITAÇÃO DE REMATRÍCULAde 18 a 22 de setembro: O aluno poderá solicitar a inclusão ou exclusão de qualquer componente curricular ofertado para o semestre letivo 2023.2, desde que haja vaga disponível.

PROCESSAMENTO DE REMATRÍCULASde 23 e 24 de setembro;

MATRÍCULA EXTRAORDINÁRIAde 25 a 29 de setembro: Possibilita ao aluno incluir componentes, mediante solicitação de matrícula, via Sigaa Uern, na área do aluno.

TRANCAMENTO VOLUNTÁRIOde 11 de setembro a 06 de novembro: Exclusiva para Trancamento Voluntário do Programa de Estudos por alunos veteranos, para o semestre letivo 2023.2.

MATRÍCULA DE ALUNOS ESPECIAISde 02 e 03 de outubro: Exclusiva para a Matrícula Curricular na condição de Aluno Especial, que deverá ser efetivada pelos Departamentos Acadêmicos, em componentes curriculares com vagas disponíveis e em conformidade com o requerimento do interessado.

O aluno que não conseguir vaga em nenhum componente durante o processo de matrícula, ou que não tenha participado do processo ficará com Trancamento Compulsório do Programa de Estudos. Extraordinariamente, no semestre 2023.2, o aluno que não tiver participado do período de matrículas curriculares poderá solicitar sua matrícula ao Departamento do curso ao qual está vinculado, no período de 09 a 13 de outubro, assumindo inteira responsabilidade por eventual perda de conteúdo e/ou lançamento de faltas.

O Edital com os procedimentos para matrículas curriculares pode ser conferido neste link.