Feira das Profissões: Mais de mil estudantes visitam salas e corredores da Uern

Em meio aos microscópios, frascos com insetos e arcadas dentárias de animais marinhos nos corredores da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat), Douglas Santiago não escondia a empolgação entrar em contato direto com as Ciências Biológicas, curso no qual deseja ingressar em 2024.

Aluno do terceiro ano da Escola Estadual João de Abreu, do município de Baraúna, o estudante foi um dos mais de mil alunos da rede básica que percorreram os corredores da Uern nesta terça-feira, durante a Feira das Profissões.

“Eu sempre gostei de animais e pensava em fazer veterinária, mas acabei me decidindo pela Biologia. Me atrai muito nela a possibilidade de descobertas, de explorar algo novo, além das vertentes diferentes que você pode seguir”, conta o aluno, que disse ter ido à Feira das Profissões pela oportunidade de conhecer ainda mais sobre a área que o atrai.

Os estudantes também conheceram de perto diversos projetos da Universidade Fotos: João Moura

Ainda no início da manhã, os alunos de escolas de Mossoró e cidades vizinhas foram recepcionados pela reitora da Uern, Cicília Maia, o vice-reitor, Chico Dantas, e o pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan.

“Aproveitem esse momento de imersão para tirarem as dúvidas, interagirem com os estudantes e professores, que estão aqui pra ajudar vocês”, enfatizou a reitora, que contou um pouco da sua relação com a instituição, da qual é egressa.

Douglas Santiago foi à Feira das Profissões para conhecer mais sobre o curso de Ciências Biológicas
Já a estudante Geórgia Oliveira buscou informações sobre o curso de História

Além da Uern Mossoró, os campi de Assú, Natal, Patu e Pau dos Ferros também recepcionam estudantes nesta terça-feira, até as 17h. Promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com os departamentos acadêmicos, faculdades e direções de campi, a Feira das Profissões tem como objetivo promover uma apresentação dos cursos de graduação da Universidade aos alunos que prestaram Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estão prestes a escolher um curso de nível superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Outro estudante que foi à feira para conhecer mais do curso que pretende iniciar, Alessandro Reis, da Escola Estadual Rui Barbosa, de Tibau, visitou cedo da manhã o Departamento de Geografia. A Geografia abrange várias áreas tanto na pesquisa quanto no ensino. Mas aqui eu vi coisas que não sabia sobre a Geografia, inclusive pesquisas sobre Tibau”, relata o estudante.

Já a aluna Georgia Oliveira, do colégio Diocesano, de Mossoró, foi à Feira das Profissões para ter mais informações sobre o curso de História. “É um curso muito importante, que contribui muito para a sociedade.  Então eu quis vir saber algumas questões sobre o tempo de curso e a grade curricular”, comentou.

Ao longo do dia, os alunos do Ensino Médio serão recepcionados pela equipe da Proex e por voluntários, recebendo  orientações sobre a dinâmica do evento e visitando os diferentes blocos da Universidade. Em cada faculdade, os estudantes poderão conhecer a estrutura física da instituição, o perfil profissional de cada área, campo de atuação e outras informações que são importantes para a escolha do curso de nível superior.

As visitas acontecem até as 17h desta terça-feira

Confira mais fotos do evento nos links abaixo:
Uern Mossoró
Demais campi