A professora Maura Vanessa Silva Sobreira, do Departamento de Enfermagem da Uern Caicó, e o discente José Gabriel Gonçalves, da Faculdade de Enfermagem (Faen) da Uern Mossoró, participam nesta semana da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.
Realizado de 2 a 5 de julho, o evento tem como objetivo debater propostas para os próximos quatro anos na saúde do País, contando com representações das universidades e instituições formadoras dos Sistema Único de Saúde (SUS).
A docente foi eleita, na 10ª Conferência Estadual de Saúde, realizada no mês de maio em Natal, como representante do segmento prestadora (no caso, a Uern) para participar da edição nacional.
“É um imenso prazer ter esse privilégio de estar aqui representando o Rio Grande do Norte, a comunidade estudantil, os projetos de extensão da Uern”, comenta José Gabriel, que participa do evento como delegado representante dos usuários do SUS e é membro do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares da Uern (Nupics).
Neste ano, a conferência tem como tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”.
Durante o evento, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e CNS, lançará o Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde.
O mapa é uma plataforma coletiva e interativa que reunirá iniciativas práticas e saberes dos movimentos sociais no campo da saúde. O objetivo é que a ferramenta seja uma fonte para construção de redes colaborativas sobre políticas públicas.