Solenidades marcam a colação de grau de mais de 70 estudantes da Uern Patu

Em duas cerimônias marcadas por expressões de gratidão e alegria, a Uern Patu promoveu, na noite desta quarta-feira (28), a colação de grau de 77 concluintes dos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Letras-Português e Pedagogia.

A importância do momento para os concluintes e familiares foi destacada nos discursos emocionados das oradoras das turmas concluintes, dos paraninfos e da reitora Cicília Maia, que presidiu as duas solenidades.

Graduanda do curso de Pedagogia, Tamara Miranda de Moura, destacou o conjunto de sentimentos que tomava conta dos colegas durante o evento, em especial a felicidade e a ansiedade pelo futuro, além da saudade antecipada dos momentos de riso e conversas com a turma. “Mas nos despedimos com a certeza do dever cumprido e com o compromisso de sermos defensores da educação”, comentou.

Esse compromisso em relação à educação, salientou a professora Cicília Maia, também deve encontrar reflexo na busca pelo direito ao ensino superior para toda a população.

“Agora vocês têm um novo sobrenome. Carreguem a Uern no nome de vocês. E lembrem-se de lutar para fazer com que cada pessoa tenha a oportunidade de estar na nossa universidade também”, frisou a reitora.

Por sua vez, a concluinte da turma de Matemática Érika Maria de Lima Silva lembrou que a trajetória que se inicia para os recém-graduados trará novas responsabilidades independentemente do caminho escolhido por cada um.

“Alguns de nós seguirão carreiras profissionais, outros buscarão conhecimento acadêmico adicional. Mas devemos recordar as lições aprendidas aqui, a importância da persistência, do trabalho árduo e do respeito aos outros. Somos a geração do amanhã e temos o poder de transformar o mundo”, salientou.

Para a professora Joseane Abílio de Sousa Ferreira, docente do curso de Pedagogia e paraninfa homenageada em uma das solenidades, o impacto da atuação dos estudantes não se inicia agora, após adquirir o diploma, mas já se fazia presente ainda durante a graduação.

“Nós professores também agradecemos por formar vocês, porque formando vocês, nós também nos formamos. Eu sou constituída também por pedaços de vocês”, comentou a professora.

Já o professor Yuri Dantas dos Santos, docente do curso de Ciências Contábeis, também escolhido como paraninfo, ressaltou a alegria de receber a homenagem e buscou passar para os concluintes novos conselhos para a jornada que agora inicia.

“O professor escolhido como paraninfo é considerado um amigo, e é desafiante ser um amigo. Mas trago como um conselho para vocês, nesse momento de virada da chave da vida, que tenham a coragem de ousar, de desenvolver novos talentos, e que sejam fiéis a aquilo que lhes é confiado”, destacou.

As solenidades também foram marcadas pela entrega da Comenda do Mérito Acadêmico, que é concedida os graduandos que obtiveram o melhor desempenho estudantil entre os aptos a colar grau.

Na ocasião, foram agraciados os estudantes Veranita Freitas Teixeira, de Ciências Contábeis, Raquel Fernandes Oliveira, de Matemática, Tamara Miranda de Moura, de Pedagogia, e Guilherme Mateus Oliveira Silva, de Letras – Língua Portuguesa.

Confira as fotos dos eventos nos links abaixo:
Matemática e Ciências Contábeis
Letras e Pedagogia