UERN homenageia personalidades durante Assembleia

A noite da Assembleia Universitária, que comemorou os 49 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi marcada por homenagens e emoção. Além de celebrar mais um ano de história da Universidade, a cerimônia realizada na última quinta-feira, 28, marcou a despedida do professor Aldo Gondim Fernandes, que se aposenta, e a posse da nova gestão da instituição, encabeçada pelo professor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, reitor, e a professora Fátima Raquel Rosado Morais, vice-reitora.

Neste ano, foram agraciados com a Medalha da Abolição: Alcides Dias Fernandes, José Thier Diniz Rocha e Raimundo Nonato da Silva, todos in memoriam.

Os três homenageados foram fundadores da União Caixeiral, em 1935, como Escola Técnica de Mossoró, que resultou na Faculdade de Ciências Econômicas. A escolha, feita por uma comissão própria, faz jus ao tema da honraria deste ano: “Visionários da Universidade”.

Para o professor David de Medeiros Leite, que recebeu a honraria em nome de Raimundo Nonato, a homenagem é mais do que merecida. “Raimundo Nonato da Silva, historiador, magistrado, escritor, membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, deu grande contribuição à vida literária e cultural do RN. Sua ligação com a UERN vem desde o surgimento da instituição. É um justo reconhecimento”, declara.

Carmem Fernandes Porto Jales, prima do homenageado Alcides Dias Fernandes, ressalta que a família se sente honrada e satisfeita com essa homenagem. Janúncio Rocha, filho de José Thiers Diniz Rocha, também declarou estar muito feliz com o reconhecimento ao seu pai, que tem relevantes serviços para a UERN e para a cidade como um todo. “Estamos muito feliz. E vamos prestigiar essa grande instituição”, diz.

Além deles, o professor aposentado Francisco Barros Barbosa foi agraciado com o Título Honorífico de Professor Emérito e a servidora Jesulmira Maria de Sá recebeu o Diploma do Mérito Administrativo. “É uma satisfação muito grande receber esse reconhecimento da universidade”, compartilharam os homenageados.