Uern reforça debate nacional do fortalecimento da extensão universitária

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem avançado, ao longo dos últimos anos, na ampliação e fortalecimento de sua relação com outros setores da sociedade por meio de ações, projetos e programas de impacto social. A extensão universitária tem sido um dos principais caminhos para isso. No ano passado, a Instituição executou 241 projetos de extensão, com atuação em todo o Rio Grande do Norte, envolvendo mais de 160 mil pessoas.

Mais recentemente a Uern passou a participar efetivamente das discussões e debates nacionais que visam o fortalecimento da extensão universitária através de sua atuação no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas Brasileiras (Forproex).

Pró-reitor de extensão da Uern desde setembro de 2021, o professor Esdras Marchezan assumiu, entre junho do ano passado e junho deste ano, a coordenação da regional Nordeste do Forproex, colocando a Uern à frente da articulação de ações de todas as instituições públicas de ensino superior do Nordeste, englobando universidades municipais, estaduais e federais e institutos federais.

Reeleito para mais um mandato na coordenação regional, agora na condição de vice-coordenador, o professor participou, na última semana, do 51º Encontro Nacional do Fórum, na Universidade Federal do Pará (UFPA), na capital Belém, onde pró-reitores de extensão de todo o Brasil definiram, na Carta de Belém, estratégias e metas de trabalho no campo da extensão universitária brasileira.

“Com a missão de garantir a centralidade da extensão universitária no processo formativo dos estudantes dos cursos de ensino superior no Brasil, o Forproex tem conseguido colocar essa pauta em evidência em importantes espaços, como Presidência da República, ministérios, Câmara Federal e governos estaduais, evidenciando junto às universidades e institutos o papel central da extensão na relação da academia com as comunidades. A Uern tem participado ativamente, inclusive com sugestões e ações efetivas, contribuindo com um cenário potente da extensão brasileira”, comentou o pró-reitor de extensão.

Um dessas ações foi o projeto de um programa de TV com exibição nacional para ampliar a visibilidade do trabalho extensionista feito nas instituições brasileiras. Concebido na Uern, por meio de trabalho da Proex e da UernTV, o programa “Alô, Comunidade” estreou neste mês no Canal Futura e está disponível também na GloboPlay, maior plataforma de streaming do país. O projeto conta com parceria do Canal Futura e da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na primeira temporada são apresentados 24 projetos de extensão de oito instituições de ensino.

“No entendimento de que precisamos comunicar cada vez melhor as nossas ações, enquanto universidade e pró-reitorias de extensão, pensamos neste projeto como forma de potencializar a visibilidade das ações e também de integrar cada vez mais as universidades e institutos. Numa parceria muito positiva entre Uern, UFS e Canal Futura, conseguimos concretizar o Alô, Comunidade”, explica o pró-reitor.

O Censo da Extensão 2022, apresentado em Belém, mostrou que a extensão envolve hoje mais de 2 milhões de estudantes em mais de 111 mil atividades em todo o Brasil.