Estudantes da Uern conquistam oito prêmios na etapa regional do Expocom

Estudantes dos cursos de Rádio, TV e Internet (RTVI) e de Publicidade e Propaganda (P&P) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) conquistaram oito prêmios na etapa regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). A premiação faz parte do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado entre os dias 20 e 22 de junho, em Campina Grande (PB).

No total, foram cinco prêmios para projetos de alunos do curso de RTVI e três vencedores de P&P. Os vencedores da etapa regional vão concorrer no Expocom Nacional com os ganhadores das outras quatro regiões do país.

O estudante Felipe Moju, de RTVI, foi integrante de três projetos premiados: o episódio piloto do programa de TV “Rango do Polvo”, feito em grupo; o curta de ficção “Ônibus para o inferno”, também em grupo; e curta Diário de Bordo dos Vários Eus, no qual ele fez a direção de fotografia e edição. Para ele, a premiação tem um significado mais que especial.

“Essa participação teve um sabor diferente, um não, vários. Já trabalho com comunicação e audiovisual há mais de 10 anos, e na Uern, já fui servidor, como técnico. Já cursei Ciências Sociais e Pedagogia, mas desisti. E agora, depois de tanto tempo, voltar pra universidade, viver esse momento como congressista e ainda ganhar três prêmios, é um misto de sentimentos. Sinto que valeu a pena insistir na vida acadêmica, e que ainda posso fazer muito mais na Uern”, declara.

Para ele, ser premiado é uma conquista pessoal que o motiva a continuar cada vez mais. “Quero concluir meu curso, e quem sabe um dia entrar no mestrado e voltar para a Uern como professor. Espero que esses prêmios possam também servir de inspiração para as turmas que estão entrando”, diz Moju.

A estudante Kenya Bruna, do curso de Publicidade e Propaganda, também foi uma das vencedoras do Expocom. Ela foi ganhadora na categoria Embalagens, com o trabalho “Melli – pastilhas para a garganta”.

“Ganhar esse prêmio foi incrível! Já estou no 8° período, falta pouquinho pra me despedir da Uern. E poder conquistar mais um título ao lado da minha amiga Helena foi uma ótima sensação, fiquei muito feliz. Nossos amigos não puderam estar presente no evento, mas com certeza esse prêmio também é deles”, afirma.

Etapa nacional
O 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será híbrido, tendo uma etapa remota, realizada entre os dias 29 e 31 de agosto, e uma etapa presencial, entre os dias 05 e 08 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), em Belo Horizonte.

Durante o evento, terá a disputa pelo prêmio nacional da Expocom, que é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.