Proex celebra 50 anos com evento no Partage Shopping

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) comemorou 50 anos de existência com um evento realizado no Partage Shoppging, em Mossoró.  O evento contou com diversas atividades interativas e discursos, que foram abertos ao público.

O objetivo foi mostrar as diversas ações desenvolvidas pela pró-reitoria, como projetos de educação, saúde e cultura, além de aproximar a instituição da sociedade potiguar. Um dos destaques do evento foi a apresentação cultural da Orquestra de Violões Uern Ação/Projeto Esperança, com condução da professora Haissa Hussemânia.

Para o pró-reitor de Extensão, professor Esdras Marchezan, a comemoração dos 50 anos da Proex é uma oportunidade de celebrar a trajetória da pró-reitoria, além de fomentar o diálogo e a integração entre a Universidade e população. “É importante comemorar com a sociedade o cinquentenário dessa pró-reitoria, que se confunde com a própria história da Uern. Nossa equipe é engajada e cumpre um importante papel social”, afirmou.

Também presente no evento, o superintedente do Partage Shopping, Thiago Cunha, destacou que o local está de portas abertas para receber os eventos da Universidade. “Esse espaço está aqui para isso, para promover a educação”.

Para a reitoria Cicília Maia, a comemoração dos 50 anos da Pró-reitoria de Extensão foi um sucesso e mostrou a importância da Uern como agente transformador da sociedade. “A extensão universitária, meus amigos e amigas, é um pilar indissociável do tripé ensino, pesquisa e extensão no ensino superior. Ela representa a ação da universidade junto à comunidade, permitindo o compartilhamento do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos em nossa instituição”, disse.

Completou afirmando que a extensão universitária é uma das funções sociais da Universidade, com o objetivo de promover o desenvolvimento social, por meio do fomento de ações que levem em conta os saberes e fazeres populares. Além disso, mencionou a reitora, garante valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social.

Cicília Maia salientou ainda os projetos da Proex, como a “Educa”, instalada na zona norte de Natal; o “Cineatro”, em Patu; o “Bale” em Pau dos Ferros; o projeto “Vem ser idoso na Uern” em Caicó; a “Escola Inclusiva” em Assú, além do Festuern, o maior festival de teatro escolar do País.

A reitora agradeceu a nomes que passaram pela gestão da Proex, como os professores Felipe Caetano e Etevaldo Almeida, bem como ao atual titular da pasta, o professor Esdras Marchezan, e sua pró-reitora adjunta, a professora Anairam de Medeiros.

Assinado pelo presidente  da então Fundação Universidade Regional do RN, professor Francisco Canindé Queiroz, o Ato Executivo nº 006/1973 – FURRN data de 13 de junho de 1973 e cria a Proex. Seis dias depois, a reitora Maria Gomes de Oliveira assina portaria delegando poderes à pró-reitoria, cuja primeira gestão ficou sob a responsabilidade do professor Jerônimo Rosado.