...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Proex celebra 50 anos com evento no Partage Shopping

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) comemorou 50 anos de existência com um evento realizado no Partage Shoppging, em Mossoró.  O evento contou com diversas atividades interativas e discursos, que foram abertos ao público.

O objetivo foi mostrar as diversas ações desenvolvidas pela pró-reitoria, como projetos de educação, saúde e cultura, além de aproximar a instituição da sociedade potiguar. Um dos destaques do evento foi a apresentação cultural da Orquestra de Violões Uern Ação/Projeto Esperança, com condução da professora Haissa Hussemânia.

Para o pró-reitor de Extensão, professor Esdras Marchezan, a comemoração dos 50 anos da Proex é uma oportunidade de celebrar a trajetória da pró-reitoria, além de fomentar o diálogo e a integração entre a Universidade e população. “É importante comemorar com a sociedade o cinquentenário dessa pró-reitoria, que se confunde com a própria história da Uern. Nossa equipe é engajada e cumpre um importante papel social”, afirmou.

Também presente no evento, o superintedente do Partage Shopping, Thiago Cunha, destacou que o local está de portas abertas para receber os eventos da Universidade. “Esse espaço está aqui para isso, para promover a educação”.

Para a reitoria Cicília Maia, a comemoração dos 50 anos da Pró-reitoria de Extensão foi um sucesso e mostrou a importância da Uern como agente transformador da sociedade. “A extensão universitária, meus amigos e amigas, é um pilar indissociável do tripé ensino, pesquisa e extensão no ensino superior. Ela representa a ação da universidade junto à comunidade, permitindo o compartilhamento do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos em nossa instituição”, disse.

Completou afirmando que a extensão universitária é uma das funções sociais da Universidade, com o objetivo de promover o desenvolvimento social, por meio do fomento de ações que levem em conta os saberes e fazeres populares. Além disso, mencionou a reitora, garante valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social.

Cicília Maia salientou ainda os projetos da Proex, como a “Educa”, instalada na zona norte de Natal; o “Cineatro”, em Patu; o “Bale” em Pau dos Ferros; o projeto “Vem ser idoso na Uern” em Caicó; a “Escola Inclusiva” em Assú, além do Festuern, o maior festival de teatro escolar do País.

A reitora agradeceu a nomes que passaram pela gestão da Proex, como os professores Felipe Caetano e Etevaldo Almeida, bem como ao atual titular da pasta, o professor Esdras Marchezan, e sua pró-reitora adjunta, a professora Anairam de Medeiros.

Assinado pelo presidente  da então Fundação Universidade Regional do RN, professor Francisco Canindé Queiroz, o Ato Executivo nº 006/1973 – FURRN data de 13 de junho de 1973 e cria a Proex. Seis dias depois, a reitora Maria Gomes de Oliveira assina portaria delegando poderes à pró-reitoria, cuja primeira gestão ficou sob a responsabilidade do professor Jerônimo Rosado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support