A reitora Cicília Raquel Maia Leite tomou posse, nesta terça-feira (06), como membro titular do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Coneciti), no qual a Uern tem assento permanente. O Conselho é presidido pela governadora Fátima Bezerra, que deu posse aos 21 titulares e 21 suplentes, inclusive ao vice-presidente, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e ao secretário-executivo, diretor-presidente da Fapern, Gilton Sampaio. Como membro suplente pela UERN, foi empossado o Prof. Dr. Jandeson Dantas da Silva, docente do Departamento de Ciências Contábeis e subchefe do Gabinete da Reitoria.
O Coneciti é um órgão consultivo e deliberativo, integrado à estrutura da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedec), com representação da Secretarias de Educação e Cultura (Seec) e de Planejamento (Seplan), além de órgãos, entidades e instituições públicas e privadas de educação superior, pesquisa e do setor produtivo, como Emparn, Assembleia Legislativa, Faern, Fecomércio, Fiern, Sebrae, Ufersa, UFRN e IFRN.
“É com muita responsabilidade que assumimos a cadeira em um Conselho por onde passará o desenvolvimento do nosso Estado, pois o Coneciti tem como principal competência formular, acompanhar e analisar a política científica, tecnológica e de inovação do Rio Grande do Norte, estabelecendo, a cada dois anos, as áreas consideradas prioritárias para a alocação de recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundet)”, destacou a reitora Cícilia Maia, ressaltando que a criação do Conselho e do Fundo, dentro do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Secti/RN) é o primeiro passo para uma futura secretaria estadual exclusivamente dedicada à ciência, tecnologia e inovação.
“Este Conselho será peça fundamental e instância estratégica para a promoção do desenvolvimento que sonhamos. Desenvolvimento com inclusão social e cidadania”, destacou a governadora Fátima Bezerra. “Estou aqui pessoalmente para dar posse aos membros do Coneciti, para manifestar com minha presença a importância que dou a esse Conselho”, acrescentou.
A governadora ressaltou ainda o esforço da gestão dela em revitalizar o Fundo de Desenvolvimento Tecnológico (Fundet), que deverá permitir que recursos mínimos sejam disponibilizados pelo Estado para o investimento em pesquisas aplicadas, nos parques científicos e tecnológicos, bem como, fortalecer o papel da Fapern como órgão executor do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte.
O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Coneciti) deverá se reunir para as primeiras deliberações, nas próximas semanas, tendo em pauta os percentuais de uso do Fundet para o setor. Entre outras ações, o Conselho permitirá a provisão de recursos necessários ao funcionamento do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX/RN). O Coneciti irá atuar para fortalecer o PAX e 100% dos investimentos serão ações de ciência, tecnologia e inovação.