Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), foi realizada nesta terça-feira, 06, uma palestra sobre Reciclagem de Lixo Eletrônico. O evento, voltado para alunos de graduação, ocorreu na sede do Sistema Integrado do Bibliotecas (SIB), em Mossoró.
A palestra foi ministrada pela Assessora de Governança e Transparência da Uern, Prof. Dr. Jéssica Figueiredo, e o Prof. Dr. Maximiliano Araújo, do projeto Reciclagem do Lixo Eletrônico (RELTEC), do Departamento de Informática/FANAT .
No encontro, os professores orientaram sobre o lixo eletrônico e a importância do descarte correto deste material. Além das informações teóricas, também foi disponibilizado um Ecoponto na Biblioteca para recolher o lixo eletrônico e dar o destino correto. A ação é desenvolvida por meio de uma parceria com o projeto RN Mais Limpo.
O Ecoponto ficará disponível até quarta-feira, dia 7. Tanto a comunidade acadêmica quanto a externa pode descartar notebook, tablet, celulares, ferro de passar, impressoras, fios/acessórios, liquidificador, secador de cabelo, teclado, TV/monitores, estabilizadores e outros eletros.
“É uma ação de conscientização para o descarte correto de lixo eletrônico e o impacto causado na água quando isso não ocorre. Estamos com essa parceria com o RN Mais Limpo, que levará todo o lixo eletrônico depositado no Ecoponto para fazer o seu descarte”, informa Joyce Maia.
O estudante João Victor, do 3º período do curso de Ciência da Computação, é um dos 15 discentes integrantes do projeto RELTEC. Para ele, é uma ação de suma importância para a sua formação, além de contribuir com o meio ambiente. “Temos reuniões semanais, e discutimos sobre fazer a coleta do lixo eletrônico pilhas e baterias. Em um segundo momento, vamos fazer a coleta destes materiais por meio de coletores distribuídos em pontos estratégico da cidade”, afirma.