Extensionistas da Faen promovem tarde de teatro para pessoas com deficiência auditiva

Integrantes do projeto de extensão Vigilância e Promoção à Saúde no contexto Escolar: ações e estratégias de enfrentamento (VPSE), da Faculdade de Enfermagem (Faen) da Univeridade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), estiveram no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS) para a realização da 1ª Oficina de teatro e vivências pedagógicas.

Realizado pelo ator, diretor e psicólogo Cícero Lima, o evento teve início às 15h da quinta-feira, 1º, e contou com a participação dos professores e alunos do CAS, da coordenadora professora Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes, coordenadora do VPSE, da professora Érica Louise de Souza Fernandes Bezerra, coordenadora adjunta, do aluno bolsista Tiago Dutra de Almeida e da aluna Lara Lívia Vieira.

A primeira oficina teve o primeiro momento de iniciação com a apresentação de cada participante através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com grande interação, o diretor falou da importância no teatro da ocupação do espaço por pessoas com deficiência auditiva.

O diretor solicitou que, para as próximas oficinas, os atores viessem com roupas e calçados confortáveis para demonstrar todas as expressões corporais possíveis. Nesse sentido, teve como propósito demonstrar aos não ouvintes que eles possuem a capacidade para ocupar o papel de protagonista na sociedade, contribuindo para a a socialização dos surdos.

“O teatro servirá de grande palco para os surdos, através dessa ação a população poderá perceber a desenvoltura, a grande quantidade de pessoas não ouvintes que a cidade possui e poderá refletir a importância da inclusão desses cidadãos para ocupar todos os espaços possíveis da vida em sociedade. A peça será autoral e irá ter várias cenas que mostram a vida cotidiana dessas pessoas, onde serão demonstrados bons momentos além das dificuldades enfrentadas no dia a dia”, explicou a professora Suzana Carneiro.

O VPSE foi selecionado no Fomento de Projetos de Extensão voltados ao Programa PNVS Comunidade desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (Dex/ UnB), o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

A coordenadora Suzana Carneiro disse estar “extremamente feliz e encantada” com os resultados das atividades realizadas e os produtos do projeto. “Em escutar lindos depoimentos e agradecimentos, dos professores e alunos pelos trabalhos que estamos desenvolvendo em 7 escolas públicas do município de Mossoró, pelo reconhecimento dos nossos trabalhos e a importância do papel social da Uern na vida dessas pessoas. Realmente nos emociona. É uma troca maravilhosa”.

Mízia Emanuella Mendes Veras, diretora do CAS, em sua fala expôs a importância da parceria com a Uern e a contribuição do projeto na vida dos alunos do CAS.

Para a Professora Érica Louíse, “foi um momento lindíssimo. Já tive muitas experiências em 18 anos de docência, mas esta foi uma das mais memoráveis. Saúde mental e emocional trabalhados com a corporeidade do teatro para alunos e professores com deficiência auditiva e surdez. Foi uma energia incrível”.