Projeto de extensão da Faculdade de Enfermagem desenvolve atividade sobre alimentação saudável em escola de Mossoró

O projeto de extensão “Vigilância e promoção em saúde no contexto escolar (VPSE): ações e estratégias de enfrentamento”, Faculdade de Enfermagem (Faen), desenvolveu atividade educativa sobre alimentação saudável na Escola André Luís, de Mossoró, no último sábado, 26.

O VPSE foi selecionado no Fomento de Projetos de Extensão voltados ao Programa PNVS Comunidade desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (Dex/ UnB), o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

Solicitada pela coordenação da escola, a ação teve como público-alvo 200 mães dos alunos, na ocasião foi realizada a comemoração do Dia das Mães.

O projeto VPSE é coordenado pela professora doutora Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes. De acordo com a professora, o grupo estaria durante todo o ano desenvolvendo atividades educativas como essas na Escola André Luís, como também em outras escolas do município de Mossoró.

Os objetivos são desenvolver ações e estratégias de enfrentamento de vigilância e promoção em saúde nas escolas públicas do ensino fundamental do município de Mossoró; qualificar alunos, familiares, professores, funcionários e dirigentes das escolas públicas do ensino fundamental do município de Mossoró para o planejamento, execução e avaliação das ações de vigilância e promoção em saúde; Implementar e fortalecer ações de vigilância e de promoção em saúde nas escolas públicas do ensino fundamental do município de Mossoró; e contribuir para a consolidação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a participação da comunidade.

Em seguida, as nutricionistas Lídia Regina Tavares Silva e Maria Edilene Barbosa Vieira de Oliveira abordaram sobre a importância da alimentação saudável, como montar uma lancheira saudável e da pirâmide alimentar. Falaram sobre os alimentos processados e os problemas de saúde que eles ocasionam nas crianças e também nas cuidadoras das crianças, a quantidade de açúcar, sal e gordura em alimentos como refrigerante, achocolatado, suco de caixinha, salgado, fritura, óleo, manteiga, margarina, entre outros.

A atividade contou também com a participação da professora Érica Louise de Souza Fernandes Bezerra, coordenadora adjunta do projeto e dos discentes Tiago Dutra de Almeida e Cinthia Emanuelle da Silva Costa, que abordaram sobre a obesidade na infância, do alto índice de crianças obesas, a importância do exercício físico, e do cuidado no preparo das lancheiras dos seus filhos.

Ao final foi socializado os materiais educativos sobre alimentação saudável e como montar uma lancheira saudável com as mães e professores na escola e servido lanche para os presentes.

Confira o perfil do projeto no Instagram.