...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto de extensão da Faculdade de Enfermagem desenvolve atividade sobre alimentação saudável em escola de Mossoró

O projeto de extensão “Vigilância e promoção em saúde no contexto escolar (VPSE): ações e estratégias de enfrentamento”, Faculdade de Enfermagem (Faen), desenvolveu atividade educativa sobre alimentação saudável na Escola André Luís, de Mossoró, no último sábado, 26.

O VPSE foi selecionado no Fomento de Projetos de Extensão voltados ao Programa PNVS Comunidade desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (Dex/ UnB), o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

Solicitada pela coordenação da escola, a ação teve como público-alvo 200 mães dos alunos, na ocasião foi realizada a comemoração do Dia das Mães. 

O projeto VPSE é coordenado pela professora doutora Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes. De acordo com a professora, o grupo estaria durante todo o ano desenvolvendo atividades educativas como essas na Escola André Luís, como também em outras escolas do município de Mossoró.

Os objetivos são desenvolver ações e estratégias de enfrentamento de vigilância e promoção em saúde nas escolas públicas do ensino fundamental do município de Mossoró; qualificar alunos, familiares, professores, funcionários e dirigentes das escolas públicas do ensino fundamental do município de Mossoró para o planejamento, execução e avaliação das ações de vigilância e promoção em saúde; Implementar e fortalecer ações de vigilância e de promoção em saúde nas escolas públicas do ensino fundamental do município de Mossoró; e contribuir para a consolidação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a participação da comunidade.

Em seguida, as nutricionistas Lídia Regina Tavares Silva e Maria Edilene Barbosa Vieira de Oliveira abordaram sobre a importância da alimentação saudável, como montar uma lancheira saudável e da pirâmide alimentar. Falaram sobre os alimentos processados e os problemas de saúde que eles ocasionam nas crianças e também nas cuidadoras das crianças, a quantidade de açúcar, sal e gordura em alimentos como refrigerante, achocolatado, suco de caixinha, salgado, fritura, óleo, manteiga, margarina, entre outros.

A atividade contou também com a participação da professora Érica Louise de Souza Fernandes Bezerra, coordenadora adjunta do projeto e dos discentes Tiago Dutra de Almeida e Cinthia Emanuelle da Silva Costa, que abordaram sobre a obesidade na infância, do alto índice de crianças obesas, a importância do exercício físico, e do cuidado no preparo das lancheiras dos seus filhos.

Ao final foi socializado os materiais educativos sobre alimentação saudável e como montar uma lancheira saudável com as mães e professores na escola e servido lanche para os presentes. 

Confira o perfil do projeto no Instagram.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support