Soltura de peixe-boi-marinho abrirá programação da Semana do Meio Ambiente da Uern

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará, entre os dias 31 de maio e 07 de junho, mais uma edição da Semana do Meio Ambiente, com eventos em todos os campi para conscientizar a população sobre a importância da preservação e gestão ambiental. O pontapé inicial da programação será dado com a primeira soltura de peixe-boi-marinho no estado do Rio Grande do Norte, na próxima quarta-feira, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, comunidade de Diogo Lopes, distrito de Macau.

Gabriel será o primeiro peixe-boi marinho a ser solto pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) no litoral do estado. A soltura será realizada em parceria com Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), a partir das 9h.

O animal encalhou ainda filhote, com poucos dias de vida, no dia 12 de julho de 2017, na Praia de Quixaba, no município de Aracati, Ceará. Foi resgatado pela equipe da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) e depois translocado, em 28 de julho do mesmo ano, para o Centro de Reabilitação de Fauna – Areia Branca do Projeto Cetáceos.

Durante esse período, o peixe-boi esteve em reabilitação, recebendo todo acompanhamento médico veterinário, sendo submetido a manejos e exames de rotina.

Em 29 de abril do ano passado, foi translocado para o Recinto de Aclimatação, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão. O espaço foi projetado em ambiente natural para que os animais possam se adaptar aos movimentos e oscilações das marés, correntes marinhas e temperatura das águas, antes do retorno definitivo para natureza.

Após a reabilitação e aclimatação, Gabriel será solto para o seu ambiente natural e, antes da soltura, receberá um número de identificação e um rastreador para ser monitorado.

O peixe-boi Gabriel está com 05 anos e 10 meses, pesa 364,5 Kg e possui 262 cm de comprimento total.

Além da soltura, a programação da Semana do Meio Ambiente da Uern contará, em Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Pau dos Ferros e Patu, com exposições, palestras, feira de artesanato e de produtos agroecológicos, oficina de fotografia, coleta de resíduos eletroeletrônicos e campanha de conscientização.

Haverá ainda arrecadação de itens de higiene pessoal, oficina sobre plantio de mudas, mesa-redonda, sessão de cinema, minicursos, inauguração de horta de plantas medicinais, café compartilhado, jardim filosófico e conferência de encerramento com Salomar Mafaldo, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima.

A programação detalhada pode ser conferida AQUI.

Envolvimento

“UERN e o Compromisso com o Futuro: Agindo Agora!” é a temática escolhida para a edição deste ano, visando o engajamento de toda a comunidade acadêmica na promoção da sustentabilidade ambiental, com foco no compromisso de garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.

A reitora Cicília Maia ressalta que o tema é um chamado à ação para todos nós.

“A Uern, enquanto universidade socialmente referenciada e comprometida com o desenvolvimento sustentável através da Agenda 2030 por meio do ensino, pesquisa e extensão, tem o dever de promover a conscientização sobre a necessidade de preservar e proteger nosso meio ambiente”, disse.

Por esse papel protagonista que exerce na sociedade, os esforços não podem se limitar aos portões da Instituição, defende a reitora.

“Devemos engajar toda a comunidade acadêmica, professores, alunos, servidores e parceiros externos, para que juntos possamos promover mudanças reais e duradouras. A sustentabilidade ambiental requer a participação ativa de cada um de nós, em todas as esferas da sociedade, todos juntos na busca da transformação social através do conhecimento produzido na nossa Universidade”, completa Cicília Maia.

Para a professora Jéssica Figueiredo, titular da Assessoria de Governança e Transparência, a Instituição “reafirma seu compromisso com o futuro e diante dos desafios sociais e ambientais que enfrentamos, nos sentimos na responsabilidade de abordar a importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente em nossa sociedade fazendo um chamamento da nossa comunidade para se engajar. O tema escolhido tem o objetivo de despertar a consciência coletiva sobre a urgência de agirmos agora para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”.

A docente acrescenta que a realização de eventos voltados para a temática do meio ambiente é de extrema importância tanto para a Uern quanto para a sociedade.

“Para nós, esses eventos reforçam o nosso compromisso com a sustentabilidade, promovem o compartilhamento de conhecimentos produzidos e experiências, além de estimular o engajamento da comunidade acadêmica. Para a sociedade, tais eventos ajudam na divulgação do conhecimento, disseminação das informações, conscientização e incentivam a adoção de práticas mais sustentáveis, contribuindo para a construção de um futuro melhor para todos”, destaca.