Uern vai receber reitores de todo o país no Fórum Nacional da Abruem em outubro

No ano em que comemora seus 55 anos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) volta a sediar, após 19 anos, o Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento acontecerá em Mossoró, de 18 a 21 de outubro.

A cidade foi apresentada como próxima sede do Fórum nesta quinta-feira (25), durante o 69º Fórum da Abruem, que acontece desde a última quarta-feira (24) na Universidade de Rio Verde (UniRV), em Rio Verde, Goiás. A reitora Cicília Maia destacou a importância da realização do evento em Mossoró para a consolidação do pólo universitário na cidade, que conta atualmente com três importantes Instituições de Ensino Superior públicas, além das particulares.

“A realização do 70º Fórum Nacional da Abruem em Mossoró fortalece não apenas a Uern, mas também a cidade como um polo de referência no campo do ensino superior. A expectativa é que este evento, de grande importância e relevância para o meio acadêmico, contribua para o desenvolvimento e a valorização das instituições de ensino presentes no município”, avalia a reitora.

A reitora Cicília Maia também apresentou as potencialidades de Mossoró e da região da Costa Branca para o turismo e a economia, e alguns fatos históricos, sobretudo no pioneirismo feminino. “Temos uma história marcante de luta pela liberdade e pela igualdade de direitos. Foi em Mossoró que ocorreu o primeiro voto feminino do Brasil, em 1928, um marco histórico para a participação das mulheres na vida política do país. Além disso, a cidade é símbolo de protagonismo feminino e resistência, sendo conhecida pela coragem de seu povo ao enfrentar o bando de Lampião”.

A expectativa é de que o 70º Fórum da Abruem reúna mais de 40 gestores das universidades afiliadas à Abruem durante o fórum. Esse encontro proporcionará um espaço para discussões, trocas de experiências e debates sobre temas relevantes para o ensino superior, promovendo a interação entre as instituições de todo o país.

Informações sobre o evento podem ser obtidas no site do evento: abruem70.uern.br.