Pint Of Science abre programação com debate sobre maternidade e mulheres no poder

Bar, cerveja, conversas e muita ciência. A combinação, a princípio inusitada, faz parte do festival Pint of Science Brasil, que está sendo realizado simultaneamente em 123 cidades brasileiras. Criado em 2012 na Inglaterra e realizado no Brasil desde 2015, o evento tem como objetivo tornar a ciência mais acessível à população, com palestras sendo realizadas em bares e restaurantes.

Em Mossoró, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) fazem parte da iniciativa, cuja abertura teve início na noite desta segunda-feira, 22, no Restaurante Buscapé. Ao longo do Festival, professores e pesquisadores de ambas as Universidade leverão para a mesa de bar discussões sobre os mais variados assuntos.

Abrindo os trabalhos, o Pint of Science contou com coversas descontraídas e leves, mas de extrema relevância, sobre os temas “Mulheres no poder – o que realmente é mais difícil?” e “Perdas e ganhos na maternidade: qual lado da balança pesa mais?”. A reitora da Uern, Cicília Maia, falou sobre os desafios das mulheres ocupando cargo de poder.

“Tenho orgulho de dizer que sou egressa do curso de Ciência da Computação, uma área predominantemente masculinha. Ser pesquisadora na área de exatas tem seus desafios, mas é possível superá-los com guarra e determinação. Quero com meu exemplo dizer as mulheres que elas podem fazer tudo, atuar em qualquer área, ocupar o cargo de dejarem, ser o que quiserem”, declara Cicília Maia.

Sobre a segunda temática, a professora da Ufersa, Michelly Fernandes, compartilhou os desafios, dos medos, as angústias, as alegrias vivenciados pelas mulheres mães e pesquisadoras. “É muito dificíl conciliar as inúmeras jornadas de trabalho, de buscar fazer seu trabalho com excelência ao mesmo tempo que queremos ser uma mãe com excelência. É um desafio muito grande equilibrar essa balança”, observa.

Os debates do Pint of Science seguem até quarta-feira, 23. Nesta terça-feira, estão em pauta as discussões sobre “Fragilidade das relações contemporâneas: medo, solidão, amor”, com Ailton Siqueira (Uern); “O poder do MEL para um dia feliz”, com Kátia Gramacho (Ufersa); e “Dinossauros zumbis e doenças do passado”, com Aline Ghilardi e Tito Aureliano, professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Na quarta-feira, 23, haverá debates sobre “Os fungos “zumbificantes” da série The Last Of Us: Os fatos reais além da fantasia”, com José Helio (Uern); “The first on the earth: quem foram os primeiros?”, com Cibele Borges (Ufersa). Também terá discussões sobre “Memória e aprendizagem: O que preciso fazer para otimizá-las?”, com José Rodolfo (Uern); e “E aí AI?: uma conversa sobre ChatGPT”, com Taffarel Torres (Ufersa).

O Pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-graduação, Cláudio Vasconcelos, afirma que o Pint of Science é uma oportunidade única para o público em geral interagir com a ciência de forma descontraída, aprendendo sobre as mais diversas áreas do conhecimento e debatendo temas de relevância social. “É uma forma de popularizar a ciência”, declara.

“Esse evento é uma estratégia importante de popularização da ciência. O intuito é levar a discussão sobre assuntos científicos para um restaurante ou um bar, lugares não comuns, e para outras pessoas além das instituições e universidades”, afirma Álvaro Marcos Pereira Lima, chefe do Departamento de Institucionalização de Pesquisa (Propeg) e que faz parte da comissão organizadora do evento.

O Pint Of Science em Mossoró é uma realização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg/Ufersa-Propeg/Uern), de Extensão (Proec/Ufersa-Proex/Uern) e do Centro de Ciências Biológicas da Saúde (Ccbs/Ufersa).