Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023 ocorre na Faculdade de Educação Física, no Campus Mossoró

Jovens e crianças com deficiência física, visual e intelectual participaram neste sábado, 20, do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023, na Faculdade de Educação Física (Faef), no Campus de Mossoró. O evento é organizado pelo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e tem como objetivo fomentar a prática esportiva para pessoas com deficiência.

Muitas dinâmica impressionaram o público, como a da pequena Kawnny Soares, pessoa com deficiência visual de 11 anos, que conseguia acertar os alvos a partir da busca dos sons. Sua mãe, Gorete Soares, estava emocionada: “Isso é uma alegria muito grande para mim, eu fico muito feliz de ela participar”. As duas moram em Baraúna e vieram a Mossoró unicamente para participar do evento.

Para a reitora Cicília Maia, com o Centro de Referência Paralímpica Brasileira, a Uern ganha destaque no País no que se refere à inclusão. “Se cada um fizer um pouquinho, vamos conseguir construir uma sociedade mais justa e mais igualitária”, disse, completando que “a Universidade sempre estará de portas abertas para todos vocês”

De acordo com a professora Ana Lúcia, titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (Dain), “uma universidade tem que ter essa uma instituição socialmente referenciada, tem que estar debruçada para a sociedade e, principalmente, uma universidade tem que se construir anticapacitista”, daí a necessidade de se realizar projetos como o deste sábado.

As competições acontecem em modalidades como bocha, futebol de 5, vôlei sentado e parabadminton. Além das voluntários da própria Uern, estiveram presentes também outras instituições púbicas de ensino.

“Em primeiro lugar, temos que pensar nas crianças, oportunizar as crianças a prática do esporte paralímpico. É um evento pioneiro na Uern, porque as crianças com deficiência não tem oportunidades de fazer o esporte em outra localidade. Então, hoje a Universidade se torna o Centro de Referência exatamente para ofertar essas atividades”, disse a a professora do Departamento de Educação Física, Maria Irany Knackfuss, coordenadora do Centro.

Além das atividades físicas, o evento, gratuito e aberto ao público, possibilitou a exibição de equipamentos e modalidades para práticas esportivas para pessoas com deficiência. O sucesso assegurou a realização de mais uma edição ainda este ano, em setembro.

“Com isso, conseguimos dar visibilidade, mas também trazer sensibilizar para as pessoas no sentido de que possamos cada vez mais conscientizar a sociedade que todos podem pertencer aos espaços sociais de convívio de forma sadia, de forma salutar, sobretudo com respeito e tolerância”, declarou Paulo Renato, representante da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (Amor).

Paulo Renato é pai de Paulo Victor, pessoa com Transtorno do Espectro Autista, de oito anos, que estava muito feliz de participar das atividades.

O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023 é uma iniciativa importante para incentivar a inclusão e a prática esportiva para pessoas com deficiência. Além disso, proporciona um ambiente de troca de experiências e conhecimento sobre esportes adaptados, contribuindo para a conscientização sobre a importância da inclusão e acessibilidade em diversas áreas da sociedade.