Os 40 anos do Projeto Baixo-açu será tema de evento no Campus Assú da Uern

Os “40 anos do Projeto Baixo-açu: lutas, resistências e desafios para o tempo presente” é o tema da primeira edição do Ciclo de Encontros “Avanços do capital e os conflitos nos territórios norte-rio-grandense”. A programação será realizada de amanhã, 16, até a próxima quinta-feira, 18, pelos Departamentos de História e Geografia do Campus de Assú da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

A mesa de abertura, nesta terça-feira, a partir das 19h, discutirá “A barragem Armando Ribeiro Gonçalves e as desordens do progresso no Vale do Açu”.

Dentre os objetivos do evento encontra-se o fortalecimento do diálogo comunidade/universidade, entrecruzando saberes, promovendo a salutar troca de ideias, socializando a produção acadêmica sobre a região do Vale do Açu, particularmente, para a compreensão das políticas públicas para o semiárido, visibilizando as lutas e resistências populares no passado recente.

Haverá um momento com os guardiões e guardiãs da memória da cidade de São Rafael, homens e mulheres camponeses e camponesas que vivenciaram uma das mais duras travessias nos sertões do Vale do Açu.

No site oficial do evento é possível realizar a inscrição, conferir a programação detalhada e conhecer os palestrantes.